Trabalho de Projecto

Métodos de Ensino

Dada a especificidade desta UC Não Letiva as “Metodologias de Ensino-Aprendizagem” (MEA) tradicional não serão aplicáveis. Assim, as
MEA da UC articuladas com o modelo pedagógico, são desempenhadas pelo Orientador e/ou Co-orientador(s) e Supervisor da entidade
para a qual se propõe o projeto (caso exista), devendo o estudante deve reunir regularmente com este(s). Estas MEA são:
MEA1: Sessões de orientação individual, focadas no acompanhamento personalizado e discussão do desenvolvimento do projeto (revisão
de literatura, metodologias de investigação e análise de dados e aplicabilidade das ferramentas para esse efeito (SPSS, NVivo. R,
Biblioshiny, Power BI, etc.)) e na resolução de problemas específicos relacionados ao tema do Trabalho de Projeto, promovendo a troca de
ideias entre os estudantes e docentes e o desenvolvimento de pensamento crítico e das competências analíticas necessárias para a
pesquisa empírica (OA1, OA2 e OA3).
MEA2: Feedback contínuo e estruturado nas fases de redação da Trabalho de Projeto, incluindo revisões detalhadas do plano (proposta
de Trabalho de Projeto), dos capítulos preliminares, da implementação e e do relatório final do Trabalho de Projeto (OA4).
MEA3: Simulações de defesa da Trabalho de Projeto, permitindo aos estudantes melhorar a sua comunicação oral e argumentação
perante o Júri de Avaliação (OA5).

Resultados de Aprendizagem

O Trabalho de Projeto é um dos 3 dispositivos para a realização da Componente Não Letiva (CNL) do CE
Objetivos de Aprendizagem (OA):
OA1 Identificar uma problemática prática e propor soluções criativas e inovadoras com base em conhecimento científico.
OA2 Desenvolver competências para planear, implementar e avaliar um projeto aplicado no contexto organizacional.
OA3 Integrar metodologias e ferramentas adequadas ao desenvolvimento de projetos práticos.
OA4 Produzir um relatório técnico com análise, resultados e recomendações baseadas em evidências.
OA5 Apresentar e defender o trabalho de projeto de forma fundamentada e clara.
Competências/Capacidades/Aptidões (C):
C1 Aplicar conceitos teóricos a problemas práticos no contexto organizacional (OA1 e OA2).
C2 Utilizar métodos de recolha e análise de dados para fundamentar decisões no projeto (OA3).
C3 Desenvolver competências de escrita técnica e de apresentação oral (OA4 e OA5).

Programa

1 Definição e delimitação do problema de projeto
2 Revisão de literatura e análise de contexto organizacional
3 Planeamento do projeto: metodologias e cronograma
4 Implementação do projeto: ferramentas e técnicas aplicadas
5 Avaliação de resultados e formulação de recomendações
6 Estruturação e redação do relatório técnico
7 Preparação e apresentação pública do projeto

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Clark, T, Foster, L, Sloan, L, Bryman, A (2021) Bryman’s Social Research Methods (6 E) Oxford University Press
Yin, R K (2017) Case Study Research and Applications (6 E) SAGE
Maxwell, J A (2025) Mixed methods research outside the box SAGE
Project Management Institute (2021) A Guide to the Project Management Body of Knowledge (7 E)
Saunders, M, Lewis, P, Thornhill, A (2023) Research Methods for Business Students (9 E) Pearson
Nunan, D, Birks D F, Malhotra, N K (2020) Marketing Research Applied Insight (6th E) Pearson
COMPLEMENTAR
MK
Brouthers, K D, Nakos, G, Hadjimarcou, J (2021) Strategic Marketing in Global Markets SAGE
Keegan, W J, & Green, M C (2021) Global Marketing (10 E) Pearson
Martinez, R, Kotler, P, Kibria, S (2024) Essentials of Modern Marketing Pearson
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Deresky, H (2022) International Management: Managing Across Borders and Cultures (10 E) Pearson
Collinson, S, Narula, R, Rugman, A M (2021) International Business (8 E) Pearson