Sistemas de e-Business

Resultados de Aprendizagem

Dotar o aluno de competências tecnológicas para analisar, implementar e inovar no mundo empresarial lugar
onde estes factores são elementos essenciais de liderança e visão estratégica.
Os processos de negociação automática revelam-se hoje determinantes num mundo onde os mercados
electrónicos estão em aberto 24 horas por dia. A análise dos modelos e estruturas de suporte destes
mercados virtuais é fundamental para a estratégia de expansão e reconversão empresarial. Nesta realidade as
organizações virtuais estabelecem parcerias de forma a optimizarem os seus recursos e eliminarem fronteiras.

Programa

1. Introdução
1.1. Introdução ao negócio electrónico
1.2. Modelos de negócio electrónico
1.3. Mercados electrónicos
2. Estratégia e aplicações
2.1. Estratégia em e-business
2.2. Gestão da cadeia de fornecimento
2.3. Gestão das aquisições
2.4. Marketing electrónico
2.5. Gestão da relação com o cliente.
3. Implementação
3.1. Gestão da Mudança
3.2. Análise e projecto
3.3. Implementação e manutenção

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Laudon, K.C. and Traver, C. (2010), E-Commerce: Business, Technology, Society, 6th edition, Prentice Hall.
• Chaffey, Dave, (2007), E-Business and E-Commerce Management, 3rd edition, Prentice Hall.
• Efraim Turban, David King, Judy McKay (2008), Electronic Commerce: A Managerial Perspective, Pearson
Educational International.
• Laudon, J.P. and Laudon, K.C. (2007), Essentials of Business Information Systems, 7th edition, Prentice Hall.

Electronic Commerce 2012: Managerial and Social Networks Perspectives (7th Edition), Efraim Turban, David King, Prentice-Hall, ISBN-13: 978-0132145381.
The Social Media Bible: Tactics, Tools, and Strategies for Business Success, Lon Safko, Wiley Desktop Editions, ISBN-13: 978-1118269749.
The Social Commerce Handbook: 20 Secrets for Turning Social Media into Social Sales, Paul Marsden, Paul Chaney, McGraw-Hill, ISBN-13: 978-0071802024.
E-Commerce 2018, by Kenneth C. Laudon; Carol Guercio Traver, Publisher: Pearson, ISBN: 9780134839516, 2018.
Digital Marketing (6th Edition) by Dave Chaffey (Author), Fiona Ellis-Chadwick (Author), ISBN-13: 978-1292077611, 2016.
E-Business e Economia Digital, Pedro Isaías, Ivo Dias de Sousa, Luísa Cagica Carvalho, Bráulio Alturas ISBN: 978-972-618-909-1, 2017.