Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será expositiva na apresentação e fundamentação dos principais conceitos e conteúdos, alternando com uma
metodologia centrada na resolução de problemas e momentos de desenvolvimento de pesquisas em bases de dados bibliográficas. Serão
promovidos o debate e a discussão de casos práticos e artigos científicos.
Adicionalmente, são integrados vários seminários e aulas abertas que procuram trazer temas da atualidade no domínio dos Sistemas e
Tecnologias de informação e incentivar a criatividade dos alunos na procura das temáticas para os seus trabalhos de investigação.
Resultados de Aprendizagem
O1 – Capacitar os alunos com suportes científicos e ferramentas para a elaboração de uma proposta de trabalho de natureza científica;
O2 – Pesquisar, apreciar e discutir artigos científicos e casos de estudo no domínio dos Sistemas de Informação de Gestão;
O3 – Analisar várias metodologias de elaboração de um trabalho de investigação científica e técnicas de redação.
Em termos de competências a adquirir, o aluno deverá:
C1 – Conhecer as técnicas para desenvolvimento de uma proposta de trabalho de investigação científico;
C2 – Ser capaz de pesquisar artigos científicos e técnicos no âmbito dos SI, de os analisar e discutir;
C3 – Redigir uma proposta de investigação científica.
Programa
1. Fundamentos de Investigação Científica
– Características da investigação científica
– Métodos científicos
– Paradigmas de investigação
– Ética em investigação científica.
2. Revisão da Literatura
– Pesquisa bibliográfica estruturada
– Métodos de pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas (b-On, Scopus, Web Of Science
(WoS), IEEE, Google Scholar).
– Uso de gestores de referências (Mendeley, Zotero, etc.).
3. Métodos de Investigação Científica
– Métodos qualitativos e quantitativos.
– Investigação com recurso a vários métodos
– Vantagens, limitações e adequação de cada método ao problema de investigação.
4. Redação Científica
– Estruturar Propostas de investigação: introdução, metodologia, resultados e discussão.
– Técnicas de redação e de síntese de texto científico.
– Normas de referência (APA, IEEE).
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
[1] Oliveira, L. A. (2018). Escrita Científica: Da Folha em Branco ao Texto Final, Lidel, ISBN 9789897523403.
[2] Oliveira, L. A. (2018). Ética em Investigação Científica, Lidel, ISBN 9789727579426
[3] Ruas, J. (2017), Manual de Metodologia de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses, 5.ª Edição, EAN 978-9896700881; ISBN
9789896700881, Escolar Editora.
[4] Ramos, S.T.C. e Naranjo, E.S. (2014) Metodologia da Investigação Científica, Escolar Editora, ISBN:9789896690656.
Figueiredo, A.D. (2023). Artificial Intelligence Skills and Tools for Research, https://www.researchgate.net/publication/376409542, accessed
on 4 December 2024.
Em cada edição serão facultados, no portal académico, Elementos de Apoio à UC de MIC, contemplando todos os elementos de produção
própria, para suporte pedagógico à UC.