Transformação Digital e Tecnologias Emergentes

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular são de natureza teórico-prática.
Os conteúdos programáticos são lecionados através da exposição da teoria, seguida da demonstração da sua aplicação através de
exemplos práticos e por último os alunos resolvem exercícios nos temas abordados.
Para o efeito são utilizados diapositivos, vídeos demonstrativos e exercícios práticos.
Os exercícios executados nas aulas constituem uma base para a resolução de projetos futuros.
O trabalho em grupo, quer em sala, quer no trabalho proposto, é fortemente incentivado pretendendo-se promover competências de
coordenação e cooperação.
Na apresentação de qualquer tópico dos conteúdos programáticos é utilizada, num primeiro momento, a metodologia expositiva, depois
complementada com a metodologia interrogativa em que os alunos são convidados a questionarem e a responderem a perguntas sobre os
conteúdos abordados.
Numa fase posterior, e nos conteúdos programáticos dos pontos 2 e 3 os alunos terão de resolver exercícios práticos. Nestes casos a
metodologia ativa é a privilegiada com incentivo à resolução autónoma dos exercícios, complementada com a partilha de conhecimento
entre alunos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos sobre os conceitos e as tecnologias que
suportam as transformações das organizações visando a integração e a automação dos processos organizacionais.
Os alunos deverão obter as competências fundamentais que lhes permitam:
O1 – compreender os conceitos de Transformação Digital e de Indústria 4.0 e quais as suas implicações para as organizações;
O2 – conhecer as técnicas de Aprendizagem Automática (AA) mais comuns e algumas das suas principais aplicações;
O3 – saber aplicar técnicas de AA, baseadas em Redes Neuronais, na construção de soluções;
O4 – compreender o que é a Internet das Coisas (IoT) e a Computação na Borda (Edge Computing) e quais os seus domínios de
aplicação;
O5 – saber criar soluções que integrem, conjuntamente, tecnologias IoT e de AA;
O6 – perceber os desafios que estas tecnologias comportam, nomeadamente éticos e de consumo de recursos.

Programa

1. Fundamentos da Transformação Digital
2. Inteligência Artificial (IA) e Aprendizagem Automática (AA)
2.1 Introdução à IA e à AA
2.2 Técnicas supervisionadas e não supervisionadas de uso comum
2.3 Construção de modelo baseados em Redes Neuronais
2.4 Avaliação e ajuste dos modelos
2.5 Introdução ao Deep Learning
3. Internet das Coisas (IoT) e Computação na Borda (Edge Computing)
3.1 Motivação, conceitos básicos e domínios de aplicação
3.2 Bases de programação de dispositivos IoT
3.3 Principais tecnologias de comunicação e protocolos de aplicação
3.4 Desenvolvimento de aplicações que incorporem Edge Computing
4. Tendências Futuras e Ética em Tecnologias Emergentes

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Diapositivos disponibilizados pelo professor
T. M. Siebel, Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction. RosettaBooks, 2019.
D. Rogers, The Digital Transformation Roadmap: Rebuild Your Organization for Continuous Change. New York: Columbia Business School
Publishing, 2023.
A. Géron, Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn, Keras, and TensorFlow: Concepts, Tools, and Techniques to Build Intelligent
Systems, 3rd ed. Sebastopol, CA, USA: O’Reilly Media, 2023.
D. Hanes and G. Salgueiro, IoT Fundamentals: Networking Technologies, Protocols, and Use Cases for the Internet of Things. Indianapolis,
IN, USA: Cisco Press, 2017.
F. J. Dian, Fundamentals of Internet of Things: For Students and Professionals. Piscataway, NJ, USA: Wiley-IEEE Press, 2022.
D. Situnayake and J. Plunkett, AI at the Edge. Sebastopol, CA, USA: O’Reilly Media, 2023.