Métodos de Ensino
Os métodos de ensino (ME) a utilizar estão balanceados entre tradicionais e ativos e são os seguintes:
ME1 – Exposição de conteúdos pelo professor (compatível com objetivos de aprendizagem 1, 2, 4, 5, 6 e 7)
ME2 – Testar os conteúdos apreendidos pelos alunos (compatível com objetivos de aprendizagem 1 a 7)
ME3 – Resolução de problemas pelos alunos (compatível com objetivos de aprendizagem 2, 3, 4 e 5)
ME4 – Interação e partilha de ideias pelos alunos (compatível com o objetivo de aprendizagem 2, 3, 4 e 5)
ME5 – Desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos (compatível com os objetivos de aprendizagem 3, e 4)
ME6 – Investigação feita pelos alunos (compatível com os objetivos de aprendizagem 3 e 4)
ME7 – Aprendizagem baseada em projeto (compatível com o objetivo de aprendizagem 3)
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas-práticas. Os métodos de ensino (ME) a utilizar estão balanceados entre tradicionais e
ativos.
As aulas incluem a apresentação de conceitos e metodologias através do método de exposição tradicional e procedem à sua discussão,
bem como à demonstração da resolução de problemas aplicados. Nas aulas são discutidos conteúdos e demonstrada a resolução de
problemas. Também existirão folhas práticas a resolver pelos alunos e que permitem testar os conteúdos apreendidos por estes. O
conteúdo é lecionado e discutido em ambiente de sala de aula.
Além de métodos tradicionais, a metodologia incluirá métodos ativos, nomeadamente a aprendizagem baseada em projetos. Como o nome
indica, uma metodologia de aprendizagem ativa que visa associar o aprender ao fazer. Este método baseia-se na construção do
conhecimento de forma coletiva, afastando-se do modelo convencional de sala de aula onde o professor leciona uma matéria e os alunos
mostram o quanto aprenderam com uma atividade final de avaliação. O projeto que se propõe desenvolver, preferencialmente realizado
em grupo, pretende passar pelas várias fases de um projeto de implementação de um sistema ERP como suporte à gestão de alguns
processos de negócio de uma organização real. Este projeto incentivará a resolução de problemas pelos alunos, a interação e partilha de
ideias por alunos do mesmo grupo de projeto, o desenvolvimento do seu pensamento crítico e também promoverá a investigação feita por
eles de forma a potenciarem a solução com base nas funcionalidades do sistema ERP.
Resultados de Aprendizagem
Como objetivos de aprendizagem (OA), no final, o aluno deverá ser capaz de:
OA1 – Conhecer os fundamentos dos sistemas de informação empresariais (SIE), em particular, dos ERP
OA2 – Introduzir o sistema ERP Odoo e alguns módulos principais
OA3 – Implementar um sistema ERP (Odoo) como suporte à gestão de processos de negócio de uma organização real
OA4 – Entender e propor o modelo de negócio e a cadeia de valor das organizações
OA5 – Conhecer os princípios relativos à gestão por processos de negócio
OA6 – Entender as principais fases do ciclo de vida associadas a um sistema ERP
OA7 – Compreender a heterogeneidade em SIE, nomeadamente a sua interoperabilidade e oportunidades tecnológicas que existem, como
a automação robótica de processos (RPA)
O desenvolvimento de conhecimentos teóricos, aptidões práticas e competências analíticas são promovidos em aulas teórico-práticas
através de vários métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e aprendizagem baseada em projetos).
Programa
1. Introdução aos sistemas de informação empresarial
2. Fundamentos dos sistemas ERP
2.1 História e principais noções dos sistemas ERP
2.2 Principais fornecedores e soluções ERP
2.3 Visão geral e principais módulos do ERP Odoo
2.3 Implementação e instanciação de um sistema ERP (Odoo)
3. Outros sistemas de informação empresarial
4. O modelo de negócio e a cadeia de valor da organização
5. Gestão por processos de negócio (BPM)
6. Ciclo de Vida dos sistemas ERP
6.1 Decisão
6.2 Seleção
6.3 Planeamento
6.4 Implementação
6.5 Utilização
7. Heterogeneidade em sistemas de informação empresariais
7.1 Interoperabilidade em sistemas de informação empresarial
7.2 Automação robótica de processos (RPA)
7.3 Outras oportunidades tecnológicas
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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