Projeto de Investigação Aplicada II

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino combina uma abordagem expositiva, destinada à apresentação e fundamentação dos principais conceitos e
conteúdos, com estratégias centradas na resolução de problemas e na realização de pesquisas estruturadas e sistemáticas da literatura. O
debate e a análise de artigos científicos serão incentivados, bem como o uso de ferramentas de clustering de referências e de análise
cronológica.
Além disso, a integração de seminários com especialista e investigadores nas várias áreas de conhecimento irá enriquecer e robustecer a
aprendizagem no âmbito dos Sistemas e Tecnologias de Informação. Os trabalhos de investigação serão ainda debatidos em aula de
forma a promover a revisão por pares e a crítica construtiva aos trabalhos de investigação em curso.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo principal:
Planear a investigação, a recolha, análise e tratamento de dados e parâmetros, apreciação crítica de resultados, preparar o aluno para
concluir e comunicar e o estudo.
O1. Aperfeiçoar o planeamento de investigação, ajustando métodos, hipóteses e cronogramas.
O2. Recolher dados e parâmetros tecnológicos de forma rigorosa e segura.
O3. Aplicar ferramentas de análise (Python, Power BI, SPSS, MAXQDA) para explorar e interpretar dados.
O4. Relacionar resultados com questões de investigação, identificando contribuições e limitações.
O5. Comunicar os resultados de forma clara e estruturada.
Competências a desenvolver:
C1. Rever e adaptar planos de investigação para assegurar a sua viabilidade
C2. Implementar métodos de recolha com qualidade e integridade
C3. Analisar dados e modelos utilizando ferramentas tecnológicas apropriadas
C4. Interpretar resultados de forma crítica e fundamentada
C5. Elaborar relatórios e apresentações científicas com rigor e clareza

Programa

1. Revisão do Planeamento e Ajustes Iniciais
Rever o plano de investigação submetido no Projeto de Investigação Aplicada I.
– Ajustar questões de investigação, hipóteses, métodos ou cronogramas
– Avaliar necessidade de atualizar o plano metodológico
– Verificar a viabilidade da recolha de dados e/ou parâmetros.
2. Recolha de Dados e/ou Parâmetros de tecnologia ou modelos
– Implementar métodos planeados.
– Garantir a qualidade, a integridade e segurança dos dados/ parametrizações tecnológicas ou modelos
– Documentar o processo de recolha
3. Ferramentas de Análise
3.1. Análise de Dados (Phyton, Power BI, SPSS, MAXQDA)
– Explorar os dados e criar análises e visualizações
3.2. Análise de modelos e tecnologias
3.3 Relação com as hipóteses ou questões de investigação.
4. Interpretação e Discussão dos Resultados
– Interpretar os resultados, comparar e identificar as implicações.
– Contribuições do estudo e as suas limitações.
5. Comunicar Investigação

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

[1] Felix, J.H.S. (2018) Como Escrever Bem. Projeto de Pesquisa e Artigo Científico, Editora Appris,
https://zoboko.com/text/xwwv4q69/como-escrever-bem-projeto-de-pesquisa-e-artigo-cientifico/, accessed on 22 December 2024.
[2] ISCTE (n.d), Escrita científica: comunicar com eficiência, https://bibliosubject.iscteiul.
pt/sp4/subjects/guide.php?subject=escritacientifica#tab-1, acessed 22 December 2024.
[3] Oliveira, L. A. (2018). Escrita Científica: Da Folha em Branco ao Texto Final, Lidel, ISBN 9789897523403.
[4] Oliveira, L. A. (2018). Ética em Investigação Científica, Lidel, ISBN 9789727579426
Figueiredo, A.D. (2023). Artificial Intelligence Skills and Tools for Research, https://www.researchgate.net/publication/376409542, accessed
on 4 December 2024.
Figueiredo, A.D. (2023). ChatGPT: O bom, o mau e o falso. Coimbra Cooletiva, https://coimbracoolectiva.pt/vozes/antonio-diasfigueiredo/
opiniao-chatgpt-o-bom-o-mau-e-o-falso/, accessed on 4 December 2024.