Qualidade, Higiene e Segurança

Métodos de Ensino

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de exercícios em grupo e individualmente.
Os alunos realizarão também, trabalhos práticos de grupo, cujos principais é objectivos são consolidar e aferir os conhecimentos adquiridos
Nas aulas Tutoriais segue-se uma metodologia por competéncias e aprendizagem em grupo (trabalho em equipa). Além disso,será feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de orientação do trabalho prático. Convidar-se-ão especialistas a proferir seminários e realizar-se-ão visitas de estudo sempre que possível.

Resultados de Aprendizagem

Sensibilizar os alunos para os aspectos relacionados com a Qualidade na Construção e a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na Construção. Adquirir competências no que diz respeito à Segurança na Construção, nomeadamente o conhecimento da legislação aplicável, a correcta identificação e utilização de equipamentos de protecção, a elaboração de Planos de Segurança e Saúde. Pretende-se ainda, enquadrar a segurança como parte de um processo que vai desde o projecto à execução da obra.

Programa

. QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO
a. Introdução à qualidade na construção
b. Custos para a obtenção da qualidade
c. Referenciais da qualidade
d. Contribuição dos principais intervenientes no processo
e. Qualidade e a construção
f. Norma ISO 9000:2000
g. Implementação de sistemas de gestão da qualidade
h. Custos da não-qualidade
2. HIGIÉNE E SEGURANÇA NO TRABALHO
a. Introdução à higiene e segurança na construção
b. Análise de riscos e sua prevenção
c. Legislação
d. Equipamentos de protecção individual e colectiva
e. Plano de segurança e saúde
f. Ficha de procedimento de segurança
3. COORDENAÇÃO DA SEGURANÇA
a. O papel do coordenador de segurança
b. Estrutura do sistema de coordenação de segurança
c. Perfil funcional dos coordenadores
d. Certificação dos coordenadores

Estágio(s)

NAO

Bibliografia