Conhecimentos de Base Recomendados
Mecânica Estrutural.
Resistência de Materiais.
Teoria das Estruturas.
Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo e procede-se à resolução de exercícios individualmente. Os alunos podem ainda realizar um trabalho prático de interpretação técncico-científica e de pesquisa. Será feito o acompanhamento dos alunos através do esclarecimento de dúvidas e de resolução de exercícios.
Resultados de Aprendizagem
Apresentação dos princípios, das teorias e dos modelos de análise e dimensionamento de elementos estruturais de betão armado. Discuti e aplicar as disposições dos Eurocódigos. Iniciar os alunos na resolução de problemas de dimensionamento de secções de betão armado e sua fundamentação. Desenvolver a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação actual (normas e outra bibliografia) no âmbito do conteúdo programático da unidade curricular.
Saber a teoria e a prática relativas ao dimensionamento de secções de elementos resistentes (vigas e pilares) de estruturas de betão armado de edifícios correntes.
Apresentar peças desenhadas que permitam a correcta execução em obra dos elementos dimensionados. Desenvolver a capacidade crítica relativamente às soluções encontradas.
Programa
Capítulo 1 – Bases de projecto e segurança estrutural. Princípios da segurança estrutural. Eurocódigos. Projecto estrutural. Estrutura de um edifício. Segurança estrutural. Métodos de análise e dimensionamento.
Capítulo 2 – Acções, combinações e propriedades dos materiais. Betão: classificação e relações constitutivas.
Capítulo 3 – Dimensionamento de elementos. Esforço axial e esforço de flexão. Secções submetidas ao esforço axial. Secções submetidas à flexão simples. Secções submetidas à flexão composta.
Capítulo 4 – Vigas de betão. Esforço transverso. Análise do comportamento. Dimensionamento e verificação da segurança. Disposições construtivas.
Capítulo 5 – Dimensionamento de pilares. Encurvadura de pilares. Disposições construtivas.
Estágio(s)
NAO