Betão Armado II

Conhecimentos de Base Recomendados

Resistência de materiais e betão armado I

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas de exposição; resolução de problemas; discussão (troca de ideias).
Avaliação:
Realização de 3 mini-testes durante o período das aulas (8 valores e é opcional).
Exame escrito a realizar na época normal ou de recurso.
Os alunos podem optar por não fazer os 3 mini-testes ou podem fazer os mini-testes e optar por não considerar esse resultado no resultado final. Nestes casos, o exame final é cotado para 20 valores.
Para os alunos que optem por considerar os mini-testes para o resultado final, o exame final será cotado pra 12 valores. Neste caso, o resultado final é a soma do resultado dos mini-testes com o resultado do exame final. A aprovação requer a obtenção de pelo menos 9,5 valores na nota final e o mínimo de 8,0 valores (na escala de 0 a 20) na nota do exame escrito para os alunos que optarem por considerar a avaliação dos mini-testes.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: Aprender a teoria e a prática sobre o dimensionamento e a produção de estruturas de betão armado (estruturas correntes).
Competências genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; realização de julgamento/tomada de decisões.
Competências específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão no sector das estruturas de betão armado, ao nível do dimensionamento e realização; continuar a aprender os princípios fundamentais sobre o comportamento de estruturas de betão armado; aumentar a capacidade para compreender as estruturas de betão armado correntes; dotar os alunos de novos conhecimentos para lidarem com situações correntes na área das estruturas de betão armado (emitir juízos e desenvolver soluções).

Programa

Torção em vigas de betão armado: modelo resistente em fase fendilhada; quantificação do momento torsor resistente; disposições construtivas.
Punçoamento: conceito de contorno crítico; quantificação do esforço de punçoamento resistente; armaduras específicas; punçoamento com e sem excentricidades.
Lajes (introdução): tipos e classificações: descrição dos vários tipos de laje e apresentação de vários exemplos práticos que possam ser considerados de referência.
Lajes aligeiradas de vigotas pré-esforçadas: descrição geral; verificação da segurança em relação aos ELU e ELS.
Lajes de betão armado: determinação dos esforços actuantes; teoria da plasticidade em lajes; dimensionamento de lajes maciças; disposições construtivas; verificação da segurança em relação aos ELU e ELS; escadas.
Fundações directas: sapatas de pilares isoladas, centradas e excêntricas; vigas de equilíbrio.
Breves considerações sobre os ELS de elementos de betão armado: fendilhação e deformação.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia