Resistência dos Materiais II

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica e Estática

Métodos de Ensino

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e inquisitivo. Durante a explicação dos assuntos teóricos os alunos procedem à resolNas aulas Tutoriais exploram-se competências de aprendizagem individual e o trabalho em equipa através do esclarecimento de dúvidas teóricas e acompanhamento dos diversos trabalhos.
Avaliação: é realizado um Exame Final. O exame será dividido em duas partes: problemas fundamentais (classificação de 5,0 valores) e problemas aplicados (classificação de 15,0 valores). Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão obter uma classificação mínima de 3,0 valores na parte de problemas fundamentais.
Prevê-se a realização de exame escrito ou oral aos alunos que solicitem exames especiais.ução de exercícios individualmente ou em grupos.

Resultados de Aprendizagem

Competências transversais:
capacidade de decisão;
capacidade de comunicação e expressão;
capacidade de assegurar qualidade.
Competências genéricas:
capacidade de apreensão, análise e síntese;
capacidade de resolução de problemas;
capacidade de aplicação de conhecimentos e adaptação a novas situações;
www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=8c553fbf-ea86-570a-75c7-4f26da30d1… 79/149
19/04/12 ACEF/1112/12022 – Guião para a auto-avaliação
capacidade de realização de trabalho autónomo e em grupo; desenvolvimento de autonomia na aprendizagem; capacidade de prever e emitir juízos.
Competências específicas:
saber as bases teóricas e práticas relativas ao projecto de estruturas metálicas, de alvenaria, de madeira e de betão pré-esforçado;
reconhecer, diagnosticar e prevenir patologias estruturais em construções.

Programa

1 – Deformações por flexão em estruturas estaticamente determinadas.
2 – Flexão desviada e flexão composta.
3 – Torção uniforme.
4 – Esforço transverso.
5 – Fenómenos de instabilidade; Encurvadura de peças comprimidas; Curva de Euler

Estágio(s)

NAO

Bibliografia