Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas os conteúdos programáticos são apresentados sob a forma de projecções, às quais os alunos têm acesso e, sempre que se justifique, o quadro da sala de aula. No decorrer das aulas e à medida que os conceitos, deduções e princípios são apresentados, os alunos são solicitados a participar, através de questões levantadas pelo docente ao aluno, ou vice-versa, para verificar se estão a acompanhar a matéria. Nas aulas de orientação tutorial, os alunos resolvem as folhas de exercícios sobre os diversos conteúdos programáticos, havendo a preocupação em fazer-se um acompanhamento o mais personalizado possível,sobretudo para aqueles que de mostrem menor capacidade de desempenho.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos apreendam os conhecimentos básicos de Química, de forma a poder aplicá-los na resolução de problemas. No final do semestre, é importante que os alunos tenham desenvolvido capacidades pessoais que lhes permitam a aprendizagem autónoma no futuro.
Programa
1-CONCEITOS BÁSICOS
2-ESTRUTURA DOS ÁTOMOS, MOLÉCULAS e IÕES. NOMENCLATURA. Partículas Atómicas;Tab. Periódica;Moléculas e Iões;Nomenclatura.
3-RELAÇÕES MÁSSICAS EM REACÇÕES QUÍMICAS. M. Atómica;Nºde Avogadro e M. Molecular;Acerto das Eq. Químicas;Estequiometria;Reag. Limitante;Reag.com Impurezas;Rendimento de uma Reacção.
4-REACÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA. Soluto e Solvente;R. de Precipitação,R. Ácido-Base e R. Redox;Comp. das Soluções; Diluição; Titulações.
5-GASES IDEAIS. Leis de Boyle, Gay-Lussac e Avogadro;Eq. dos Gases Perfeitos;Lei de Dalton.
6-BREVES NOÇÕES DE TERMOQUÍMICA. R. Endotérmicas e Exotérmicas; Entalpia e R. Termoquímicas.
7-EQUILÍBRIO QUÍMICO. Equilíbrio Químico e Const. de Equilíbrio;Eq.Homogéneos, Heterogéneos e Múltiplos;Sentido de umaReacção;Cálc. das Concent. de Equilíb.;Princípio de Le Chatelier;Equilíb.de Solubilidade; Sol. Insaturadas,Saturadas e Sobressaturadas;Previsão da R. de Precipitação;Equilíb. Ácido-Base; pH;Const. de Ioniz.Ácida;Const. de Ioniz. Básica.
Estágio(s)
NAO