Eletrotecnia e Eletrónica

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas é feita uma exposição de cada assunto complementada pela resolução de exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Nas aulas laboratoriais são realizados, em grupo, trabalhos práticos que visam a validação experimental dos conhecimentos adquiridos. A preparação dos trabalhos implica o uso de software de simulação de circuitos elétricos e eletrónicos.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as leis fundamentais da Electrotecnia e ser capaz de analisar circuitos elétricos em Corrente Contínua.
Familiarização com dispositivos eletrónicos e compreender a utilização destes em circuitos e sistemas eletrónicos correntes.

Programa

Leis fundamentais da Electrotecnia e técnicas de análise de circuitos em Corrente Contínua (DC).
Semicondutores e junção PN.
Díodos – princípio de funcionamento, características e variantes. Circuitos de aplicação.
Transístores Bipolares e de Efeito de Campo (JFET e MOSFET) – princípios de funcionamento e características
principais. Análise de circuitos de polarização e de aplicação.
Amplificadores operacionais. Estudo de circuitos clássicos (amplificadores, conversores e comparadores).

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

L. Bessonov, Electricidade Aplicada para Engenheiros, Lopes da Silva Editores
D. Brandão, Electrotecnia Geral, Fundação Calouste Gulbenkian
Robert Boylestad e Louis Nashelsky, Dispositivos Electrónicos e Teoria dos Circuitos, 11ª Edição, Prentice-Hall
do Brasil, 2013
Stanley G. Burns e Paul. R. Bond, Principles of Electronics Circuits, Second Edition, PWS Publishing Company
Albert Malvino, Princípios de Electrónica, Vol. 1 e 2, Sétima Edição, McGraw-Hill, 2007
Albert Malvino and David Bates, Electronic Principles (8th Edition), McGraw-Hill Education, 2015
Slides utilizados nas aulas teóricas.
Manual / Tutorial sobre o Simulador de circuitos Spice.
Folhas Práticas contendo exercícios sobre a matéria lecionada.