Manutenção e Controlo da Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base são transversais, designadamente das ciências fundamentais e de algumas áreas da especialidade do curso, de forma a permitir uma visão abrangente dos alunos para compreensão e aplicação do largo espectro da Manutenção Industrial.

Métodos de Ensino

– Exposição teórica pelo docente
– Resolução de exercícios e casos práticos pelos alunos

Resultados de Aprendizagem

   O conceito de Manutenção e suas evoluções e conceitos associados;
   A organização e gestão de um departamento de manutenção de uma empresa industrial, de serviços, hospitalar, hoteleira, ou outra onde a compopnente de instalações e equipamentos seja relevante;
   A programação, acompanhamento e controlo das intervenções de manutenção;
   A utilização de técnicas e métodos de planeamento da manutenção;
   A identificação e aplicação de algumas técnicas de manutenção condicionada;
   O funcionamento dos sistemas de informação para manutenção;
   Os indicadores técnicos e de gestão e a elaboração de quadros de indicadores para apoio à manutenção;
   O conceito de Qualidade e suas evoluções, bem como os conceitos que lhes estão associados;
   As principais normas da Qualidade para a certificação das organizações;
   As fases da implementação de um sistema de gestão da qualidade normalizado;
   O controlo da Qualidade nos processos de fabrico de produtos e/ou prestação de serviços.

Programa

Manutenção:
1.   Enquadramento e Organização da Manutenção
2.   Organização do Parque de Activos
3.   Tipos de Trabalhos de Manutenção
4.   Planeamento da Manutenção
5.   Recursos da Manutenção
6.   Fiabilidade
7.   Sistemas de Informação em Manutenção
8.   Custos da Manutenção
9.   Indicadores da Manutenção
10.   Modelos de Organização e Gestão da Manutenção
Qualidade:
1.   Enquadramento
2.   Normalização da ‘Gestão da Qualidade’
3.   Metrologia e controlo de DMM
4.   Controlo do Processo
5.   Auditorias
6.   Indicadores técnicos e financeiros da Qualidade
7.   Novas vertentes na gestão da Qualidade

Estágio(s)

NAO

Bibliografia