Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto, recorrendo a métodos audiovisuais, estimulando a participação de
alunos.
Nas aulas teórico-práticas é feita uma exposição teórica de cada assunto, complementada com um conjunto de exercícios que se pretende
que os alunos resolvam durante a aula e que visa a aplicação das temáticas já abordadas.
Resultados de Aprendizagem
– Compreender a organização, princípios de funcionamento e modo de exploração de um Sistema de Energia Elétrica (SEE).
– Apresentar as diferentes formas de produção de energia elétrica: formas convencionais e através de fontes renováveis.
– Saber os conceitos matemáticos necessários para a modelização e realização de estudos nos Sistema de Energia Elétrica.
– Conhecer os conceitos associados a qualidade de serviço no Sistema de Energia Elétrica: qualidade comercial, continuidade de serviço e
qualidade da onda de tensão (cavas de tensão, variações de tensão, sobretensões, harmónicos e regulação de tensão).
Programa
– Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica – Rede Elétrica Nacional
– Apresentação dos diferentes tipos de centrais de produção de energia elétrica (térmicas, hídricas, energias renováveis).
– Composição do Sistema de Energia Elétrica
– Diagramas de Carga
– Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica
– Cálculo dos parâmetros elétricos das linhas e esquema equivalente em Pi
– Sistema por Unidade
– Caracterização das Cargas
– Trânsitos de Energia
– Qualidade de Serviço: Qualidade da Onda de Tensão; Continuidade de Serviço; Qualidade Comercial; Legislação e Recomendações;
Análise de Casos Reais
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Sucena Paiva, J. P. (2015). Redes de Energia Eléctrica, Uma Análise Sistémica, IST Press, 4ª Edição, revista, 2015.
Delgado, M. (2010). Sistemas Eléctricos Trifásicos: a Média, Alta e Muito Alta Tensão, Publindústria, 2010.
ERSE (2023). Manual de Procedimentos da Qualidade de Serviço dos Setores Elétrico e do Gás. Disponível
em:https://www.erse.pt/media/rx0n51ds/regulamento-n-%C2%BA-826_2023_mpqs_capa_%C3%ADndice.pdf