Eletrotecnia e Medidas I

Métodos de Ensino

Aulas teórico/práticas:
– Exposição das matérias teóricas, realizada com a combinação do método expositivo com o método interpretativo, apelando à participação
dos alunos. Resolução de problemas de aplicação em que se promove a participação ativa dos alunos.
Aulas de laboratório:
– É seguido o método participativo, embora também sejam utilizados outros métodos ativos. Realização de trabalhos laboratoriais com
apoio de guias específicos e apresentação do relatório do trabalho realizado.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular de Electrotecnia e Medidas I é transmitir aos alunos os princípios e as noções base dos conceitos de
Análise de Circuitos, relativamente a circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada monofásica e correspondentes
medições.
O método expositivo juntamente com a resolução de problemas teórico-práticos permite conhecer e compreender os princípios de
funcionamento dos circuitos elétrico e sistemas de medida. As aulas laboratoriais complementam de forma prática os conhecimentos e
competências mencionados anteriormente.

Programa

– Lei de Ohm.
– Associação de resistências: resistências em série e resistências em paralelo.
– Leis de Kirchhoff: lei das malhas e lei dos nós.
– Divisores de tensão.
– Divisores de corrente.
– Método das malhas independentes.
– Teorema da sobreposição.
– Método da análise nodal.
– Teorema de Thévenin.
– Teorema de Norton.
– Transformação Estrela-Triângulo.
– Revisões sobre a utilização de números complexos.
– Regime monofásico:
– Ondas sinusoidais: período, velocidade angular, frequência e desfasamento.
– Indutâncias (bobinas) e Capacitâncias (condensadores): característica tensão corrente.
– Impedância de um circuito.
– Circuitos (RL), (RC), RLC série.
– Potência ativa, potência reativa e potência aparente.
– Princípios da Instrumentação.
– Equipamentos de Medida: Voltímetro; Amperímetro; Osciloscópio; Ponta de prova do Osciloscópio
– Características Estáticas dos Aparelhos de Medida.
– Erros de Medição.
– Amplificadores Operacionais.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Nilsson, J. W. & R., Susan A. (2008). “Electric circuits”. 8ª Edição, Upper Saddle River, NJ, Pearson. (1-3-254 (ISEC) – 14413)
Edminister, J. A. (1991). “Circuitos elétricos: resumo da teoria; 350 problemas resolvidos; 493 problemas propostos”. (Colecção Schaum),
(1-3-245 (ISEC) – 10813)
Bessonov, L. (1977). “Electricidade Aplicada para Engenheiros”. 2ª Edição, Lisboa, L.P. (1-3-211 (ISEC) – 08935)
CHEATLE, KEITH (2006). Fundamentals of test measurement instrumentation. Research Triangle Park: ISA-Instrumentation. Syst. and
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F. MORA, Jesus, GARCIA GUTIÉRREZ, Pedro Ángel, FRAILE ARDANUY, Jesús (2013). Instrumentación aplicada a la inginieria (3ª ed).
Madrid: GARCETA grupo editorial. 1-6-338 (ISEC).
H., Albert D., Cooper, William D. (1990). Instrumentação electrônica moderna e técnicas de medição. Rio de Janeiro: Prentice-Hall. 1-1-204
(ISEC).
Material de Apoio Disponível (no “Inforestudante”):