Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas é feita a exposição da matéria, após uma breve motivação dos estudantes para o estudo de cada tópico abordado no
contexto da engenharia eletromecânica. Durante as aulas teórico-práticas, os estudantes têm de realizar exercícios baseados nos
conhecimentos transmitidos nas aulas teóricas, com o apoio do professor e também de forma autónoma
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a compreensão teórica e aplicada de conceitos fundamentais de matemática, com o estudo do cálculo diferencial e integral
em várias variáveis reais. Fornecer ferramentas matemáticas como os campos vetoriais e integrais de linha, transformada de Laplace,
séries Fourier e transformada Fourier, para a análise e solução de problemas em engenharia eletrotécnica.
Programa
1. Funções escalares e vetoriais de várias variáveis reais.
2. Cálculo diferencial com várias variáveis reais.
3. Integrais múltiplos e integrais de linha
4. Transformadas de Laplace e equações diferenciais ordinárias lineares de ordem n.
5. Séries de Fourier e transformadas de Fourier.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Castro A. C. M., Viamonte, A. J., Sousa, A. V. (2014). Cálculo II: conceitos, exercícios e aplicações. Porto: Publindústria
James, J. F. (2011). A Student’s Guide to Fourier Transforms: With Applications in Physics and Engineering (3rd ed.). Cambridge:
Cambridge University Press.
Rodrigues, J. A. (2008). Curso de Análise Matemática – Cálculo em IRn. Princípia.
Stewart, J. (2001). Cálculo – Volume 2. São Paulo: Pioneira – Thomson Learning.
Zill, D.G. (2003). Equações diferenciais com aplicações em modelagem, São Paulo: Thomson