Métodos de Ensino
Aulas teóricas: sessões expositivas com interação entre docente e alunos.
Aulas práticas: sessões de resolução de problemas e execução de trabalhos laboratoriais que permitam a aplicação prática das
aprendizagens, nomeadamente no âmbito de medidas e instrumentação
Resultados de Aprendizagem
O objetivo da unidade curricular de Eletrotecnia e Medidas II é transmitir aos alunos os princípios e os conceitos de Análise de Circuitos,
relativamente a circuitos de corrente alternada monofásica e trifásica e correspondentes medições.
O método expositivo juntamente com a resolução de problemas teórico-práticos permite conhecer e compreender os princípios de
funcionamento dos circuitos elétrico e sistemas de medida. As aulas laboratoriais complementam de forma prática os conhecimentos e
competências mencionados anteriormente.
Programa
– Circuitos RLC paralelo. Correção do fator de potência.
– Sistemas trifásicos. Relação entre tensão simples e tensão composta. Sistemas equilibrados. Relação entre corrente na linha e corrente
na fase. Potência em sistemas trifásicos.
– Fenómenos transitórios em circuitos elétricos: Circuitos RL e RC. Análise de circuitos RL e RC com entradas do tipo contínuo por
transformada de Laplace. Energia armazenada no campo elétrico ou no campo magnético. Análise de circuitos RL e RC com entradas do
tipo sinusoidal por transformada de Laplace.
– Pontes de medida.
– Características gerais e funcionamento dos principais Transdutores de Medida.
– Introdução aos Sistemas de Aquisição, Acondicionamento e Conversão de Sinais.
– Interferências nos sistemas de medida: causas e soluções.
– Instrumentação Virtual – Princípios de programação em LabVIEW.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bessonov, L. (1976). Electricidade aplicada para engenheiros. 1ª ed. Porto : Lopes da Silva. 784 p.
Nilsson, J. W. (1999). Circuitos elétricos. 5ª ed. Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos. 539 p. ISBN 85-
216-1147-1
Edminister, J. A. (1991). Circuitos elétricos : resumo da teoria : 350 problemas resolvidos : 493 problemas
propostos. [Ed. clássica. São Paulo [etc.] : Makron Books, cop. 585 p. ISBN 0-07-460639-5