Sistemas Digitais e Microcontroladores

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem da unidade curricular de Sistemas Digitais e Microcontroladores são centradas no aluno, com
uma abordagem prática e teórica. As principais metodologias incluem:
Aulas Teóricas Expositivas: Apresentação dos conceitos fundamentais sobre sistemas digitais, microcontroladores e circuitos lógicos.
Laboratórios Práticos: Atividades práticas que permitem aos alunos montar, testar e analisar circuitos digitais e programar
microcontroladores.
Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Desenvolvimento de projetos que integram o conhecimento teórico com a prática, incentivando
a resolução de problemas.
Simulações e Software de Design: Utilização de ferramentas de simulação e software para testar circuitos digitais e programar
microcontroladores.
Feedback Contínuo: Avaliação contínua do progresso dos alunos, fornecendo orientação e correções durante as atividades práticas.
Esta abordagem garante que os alunos desenvolvam competências técnicas e práticas, alinhadas com o modelo pedagógico centrado no
estudante, que visa a aprendizagem ativa, a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de
trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem: Os estudantes devem compreender os princípios fundamentais dos sistemas digitais, incluindo a álgebra de
Boole, portas lógicas, e a implementação de circuitos combinacionais e sequenciais. Devem também adquirir conhecimentos sobre
microcontroladores, incluindo a sua programação e utilização em sistemas digitais. A capacidade de integrar circuitos lógicos com
microcontroladores para desenvolver soluções práticas será essencial.
Compatibilidade com o Método de Ensino:
Conhecimentos: Aulas teóricas para apresentar os conceitos fundamentais de sistemas digitais e microcontroladores, com foco na teoria
da lógica e programação.
Aptidões: Laboratórios práticos para desenvolver competências em projetar e implementar circuitos digitais e programar
microcontroladores.
Competências: Projetos práticos que integram a teoria e a prática, incentivando a resolução de problemas, trabalho em equipa, e
comunicação técnica.

Programa

Introdução aos Sistemas Digitais e Analógicos
Introdução aos Microcontroladores
Sistemas de Numeração Digital
Álgebra de Boole e Portas Lógicas
Simplificação e Síntese de Funções Booleanas
Circuitos de Lógica Combinacional
Flip-Flops
Contadores e Registos de Deslocamento
Máquinas de Estado Sequenciais
Lógica Discreta vs. Lógica Programável
Conversão Analógica-Digital e Digital-Analógica (ADC/DAC)
Displays e Interfaces de Comunicação (UART, SPI, I2C)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Sedha, R. (2021). Digital Electronics: Principles and Applications (9th ed.). McGraw-Hill Education.
Tocci, R. J., & Widmer, N. S. (2020). Digital Systems: Principles and Applications (12th ed.). Pearson.
Ghosh, M. B., & Ghosh, S. (2020). Digital Electronics and Logic Design (1st ed.). CRC Press.
Barrett, S. F. (2020). Synthesis lectures on digital circuits and systems: Arduino microcontroller processing for everyone! Morgan &
Claypool Publishers.