Conhecimentos de Base Recomendados
Pretende-se que os alunos compreendam as acções de esforços combinados, entendam o estado tridimensional de tensão e percebam o efeito em termos de tensões de esforços combinados de flexão e torção
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto que é complementada pela apresentação de exercícios de aplicação.
As aulas teórico-práticas incidem fundamentalmente na resolução de exercícios.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo desta disciplina é fornecer aos estudantes métodos práticos e simples para o cálculo dos elementos típicos mais comuns nas estruturas, sendo utilizados diversos processos aproximados de cálculo.
Programa
Tensões devidas à flexão
Tensões normais. Tensões de corte. Estudos dos casos da secção rectangular, da secção circular, e dos perfis de alma fina. Tensões combinadas. Critérios de plasticidade e de rotura. Critérios de tensão normal máxima, da tensão de corte máxima, da energia de distorção máxima e de Mohr. Tensões admissíveis a cargas estáticas pelo Regulamento de Estruturas de Aço. Referência à flexão de perfis assimétricos de parede fina – centro de torção. Deformação por flexão
Linha elástica. Equação diferencial da linha elástica. Determinação da linha elástica. Cálculo de deformações pelo método das áreas e pelo método da viga conjugada. Cálculo de deformações por tabelas.
Flexão oblíqua
Tensões. Linha neutra
Flexão composta com tracção
Tensões. Linha neutra.
Flexão combinada com torção
Estudo dos casos de barra de secção rectangular e de barra de secção circular.
Compressão axial
Estabilidade. Dimensionamento. Referência à flexão composta com compressão
Estágio(s)
NAO