Métodos de Ensino
Esta unidade curricular tem um forte cariz prático. A metodologia adotada não distingue claramente entre os dois tipos de aulas lecionadas (teórico-práticas e laboratoriais). Os conceitos são previamente transmitidos aos alunos e seguidamente testados recorrendo, sempre que possível, a modelos didáticos controlados por autómatos programáveis mediante um programa informático.
A avaliação de conhecimentos é realizada por avaliação contínua e consiste na realização de quatro testes práticos (25% cada), a realizar durante as aulas laboratoriais, de carácter individual (sempre que tal for possível) e respectiva discussão. A obtenção de aprovação na unidade curricular está ainda condicionada ao seguinte critério de assiduidade: máximo de duas faltas às aulas laboratoriais.
Resultados de Aprendizagem
Conferir aos alunos conhecimentos sobre autómatos programáveis e sua programação mediante a utilização de um programa informático específico. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos nesta unidade curricular permitir-lhes-ão conceber programas, recorrendo ao conjunto programa informático e autómato programável, para comandar e controlar sistemas pneumáticos, hidráulicos ou outros.
Programa
Autómatos Programáveis: Introdução. Estrutura de um autómato programável. Constituição e modo de funcionamento de um autómato programável.
Programação de autómatos: Introdução. Linguagem de Ladder. Programação simples e estruturada. Funções e instruções principais de um autómato programável. Operações binárias e analógicas.
Interface de comunicação PC-autómato programável. Configuração e parametrização do hardware. Visualização e simulação prática das funções e instruções principais de um autómato programável. Interligação entre circuitos electropneumáticos sequenciais, sistemas físicos e autómatos programáveis.
Estágio(s)
NAO