Métodos de Ensino
Expositivo e activo pela intervenção dos alunos na construção de soluções para problemas propostos. O aluno obterá aproveitamento na Disciplina considerando:
Critério 1 – Avaliação contínua resultante do trabalho individual resultante de:
a) Classificação de contributos individuais ao longo do ano lectivo, com uma ponderação de 40 %
b) Classificação da apresentação e discussão de um trabalho final, com uma ponderação de 60%
Critério 2 – Exame final sob a forma de prova escrita. O exame com parte teórica e parte teórico-prática e com a ponderação de 50% cada (10 valores)
Critério 3 – Aos alunos que tenham optado por avaliação contínua, mas não tenham garantido aproveitamento na unidade curricular por falta de assiduidade, serão admitidos a exame nos termos do Critério 2. Neste caso a classificação final resultará da apresentação e discussão de um trabalho individual ou inserido num grupo, com uma ponderação de 40% e da classificação obtida no referido exame com a ponderação de 60%
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Reconhecer a importância da Qualidade nos processos de fabrico de produtos e/ou prestação de serviços contemporâneos;
Identificar e aplicar conceitos, metodologias e ferramentas de gestão da qualidade;
Identificar as fases e conteúdos de implementação de um sistema de gestão da qualidade normalizado; Pesquisar, adoptar e simular a aplicação de soluções de gestão da qualidade a casos concretos; Aplicar metodologias de controlo estatístico do processo apoiadas em ferramentas informáticas;
Interpretar dados de gestão da qualidade de um processo e formular e relatar informação que permita actuar na melhoria do mesmo.
Programa
Enquadramento – Conceito de qualidade; A “Função Qualidade”.
Normalização da Gestão da Qualidade – Os 8 princípios; As normas ISO 9000; Processo de certificação; Requisitos ISO 9001:2000.
Metrologia e controlo de EMMs – Sistema internacional de medidas; Padrões; Calibração, EMMs; Avaliação e medição da qualidade nos serviços.
Controlo do Processo – Introdução ao SPC; Fluxogramas; Diagrama de Pareto; Diagrama de Causa-Efeito; Histogramas; Amostragem; Diagrama de dispersão; Cartas de controlo; AMFE; QC-Story.
Auditorias – Auditorias de 1ª, 2ª e 3ª parte; Planeamento e realização; Plano de melhorias.
Indicadores técnicos e financeiros da Qualidade – Dados e contabilização de custos e benefícios; Custos da não-qualidade; Tableau de Bord , BSC; KPI – Key Performance Indicators.
Excelência – Six-Sigma; Metodologia Kaizen; Integração de sistemas de gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente; Nova integração de sistemas: Qualidade, Energia e Manutenção Industrial.
Estágio(s)
NAO