Solos e Rochas

Métodos de Ensino

Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de exercícios em grupo e individualmente. Nas aulas Práticas (laboratoriais) os alunos realizam ou colaboram na realização dos ensaios para determinação de índices físicos, análise granulometria e limites de consistência.
Em algumas aulas, de tipo mais tutorial, é feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de orientação no tratamento de resultados de ensaios.
Realizar-se-ão visitas de estudo quando possível.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Identificação dos tipos de solos e rochas mais correntes. Determinação laboratorial dos índices físicos básicos e realização dos ensaios de classificação de solos. Principais métodos de reconhecimento e prospeção de maciços.
Competências Genéricas: Capacidade de apreensão, análise e síntese. Aplicação de conhecimentos na resolução de problemas, individualmente e em grupo.
Competências Específicas: Domínio de conceitos teóricos e práticos da Geologia de Aplicada, da Mecânica dos Solos e da Mecânica das Rochas e sua aplicação na resolução de problemas de estruturas e obras geotécnicas.

Programa

1. Rochas e maciços rochosos
Estrutura interna da Terra. Classificação das rochas. Rocha e maciço rochoso. Descontinuidades. Principais unidades litológicas portuguesas. Meteorização física e química. Principais parâmetros geomecânicos das rochas. Classificações geológicas e geomecânicas dos maciços rochosos. Formação dos solos. Distinção entre solo e rocha.
2. Solos
Índices físicos e ensaiso para sua determinação. Ensaio de análise granulométrica. Solos granulares. Densidade relativa. classificação quanto à compacidade. Solos argilosos. Plasticidade e limites de consistência. Classificação quanto à consistência. Classificação dos solos quanto a granulometrica e classificações geotécnicas.
3. Reconhecimento e prospeção
Conceito de Reconhecimento e Zonamento. Cartas geológicas. Plano de prospeção geotécnica. Prospeção geofísica. Prospeção mecânica. Escavações. Vários tipos de sondagens geotécnicas. Número e profundidade das sondagens. Apresentação dos dados da sondagem. Amostragem.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Prático e relatórios - 30.0%
  • - Testes (3) - 70.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 70.0%
  • - Trabalho Prático e relatórios - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

–   Costa, J. B. (2001). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 10ª edição, Fundação Calouste. Gulbenkian. Lisboa.
–   Das, B. M. (2006). Principals of geotechnical engineering. 6ª edição, Ed. Cengage Learning. USA.
–   Fernandes, M. M. (2006). Mecânica dos Solos – vol.1: Conceitos e princípios fundamentais. Ed. FEUP. Porto.
–   Fernandes, M. M.. (2011). Mecânica dos Solos – vol.2: Introdução à engenharia geotécnica. Ed. FEUP. Porto.
–   Folque, J. (1996). Introdução à Mecânica dos Solos. 2ª edição, LNEC. Lisboa.
–   Vallejo, L. (2002). Ingeniería Geológica. Ed. Pearson. Madrid.

Bibliografia disponibilizada na plataforma Moodle pelos professores da disciplina:
–   Apontamentos teóricos; Fichas de exercícios; Elementos para as aulas laboratoriais.
–   Apresentações das aulas em Powerpoint.
Bibliografia disponível na Biblioteca do ISEC:
–   Correia, A. G. (1980. Ensaios para controlo de terraplanagens. LNEC. Lisboa.