Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o me?todo expositivo e inquisitivo para explicac?a?o dos assuntos teo?ricos. Várias temáticas são abordadas sob a
forma de fóruns de discussão, tal como preconizado pelos instrumentos de avaliação ambiental, obrigando alunos a pesquisar informação
para suportar opiniões e pontos de vista. Sempre que possível são propostos simples exercídios de avaliação ou de dimensionamento
para familiarizar os alunos com as várias condicionantes existentes da definição de soluções ambientais. Estes exercícios são
contabilizados para avaliac?a?o individual ou coletiva, garantindo-se o feedback para promever formas de avaliação contínua nesta UC.
Os alunos desenvolvem, ao longo do semestre, um sistema de gestão ambiental para uma empresa fictícia, devendo os alunos idealizar
toda a empresa, processos, pessoas, afluentes e efluentes. É igualmente proposto um pequeno projeto de valorização de resíduos para
uma melhor compreensão das dificuldades inerentes a estes subprodutos. devem realizar um trabalho de pesquisa sobre um determinada
tema?tica com realizac?a?o de relato?rio e apresentac?a?o oral, o que podera? ser realizado em grupo. Em algumas aulas, de tipo mais
tutorial, a metodologia e? por compete?ncias. Ha? acompanhamento dos alunos, atrave?s do esclarecimento de du?vidas e orientac?a?o
dos trabalhos de pesquisa. Sempre que possível, realizar-se-a?o visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, as alunas e os alunos deverão ser capazes de:
comparar e classificar os principais resíduos gerados em meio urbano;
implementar sistemas de gestão ambiental;
refletir sobre a problemática da avaliação ambiental, seja em termos de impactes ou de estratégia regional;
debater as soluções de tratamento de resíduos existentes e as soluções de valorização existentes;
apresentar soluções de valorização de resíduos industriais já existentes.
Em termos de competências transversais, espera-se que as alunas e os alunos sejam capazes de:
comunicar oralmente e de forma escrita;
pesquisar e resumir informação em fontes de informação fidedignas:
trabalhar em equipa;
idealizar soluções SMART de melhoria contínua.
Programa
Gesta?o ambiental: Programas de ac?a?o, planos estrate?gicos e programas nacionais. Lei-Quadro e LER.
Sistemas de gesta?o ambiental.: Implementação e estudo da Norma NP EN ISO 14001:2012. Implementação de caso de estudo
Life Cycle Thinking: O conceito de ciclo de vida. Ana?lise do ciclo de vida. Contabilizac?a?o de pegadas.
Avaliac?a?o ambiental.: Avaliac?a?o de Impacte Ambiental (AIA). Declarac?a?o de Impacte Ambiental (DIA). Avaliac?a?o Ambiental
Estrate?gica (AAE).
Resi?duos: Estrate?gias da UE para a gesta?o dos resíduos: hierarquia, princi?pios e metas. Operac?o?es de gesta?o. Composic?a?o e
propriedades. Processos e tecnologias de tratamento. Impactes na sau?de humana e no ambiente.
Resi?duos da Construc?a?o e Demolic?a?o (RCD): Definic?a?o, caracterizac?a?o. Quantificac?a?o. Desconstruc?a?o e demolic?a?o
seletiva. Gestão de RCD Resi?duos perigosos. Os RCD em infra-estruturas de transporte e sua valorizac?a?o. Emisso?es e consumos
energe?tico
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
EUR 24 708 EN (2010). International reference life cycle data system (ILCD) handbook – General guide for life cycle assessment – detailed
guidance.
European Commission (2016). EU Construction & Demolition Waste Management Protocol.
ISO 14001:2015. Sistemas de gesta?o ambiental. Requisitos e linhas de orientac?a?o para a sua utilizac?a?o.
Partida?rio, M. R. (2012). Guia de melhores pra?ticas para avaliac?a?o ambiental estrate?gica. Lisboa, Portugal: APA.
Piedade, M.; Aguiar, P. (2010). Opc?o?es de gesta?o de resi?duos urbanos. ERSAR. Lisboa.
Plano Nacional de Gesta?o de Resi?duos 2030. Resolução do Conselho de Ministros 31/2023
Ribeiro, A.; Castro, F.; Macedo, M.; Carvalho, J. (2001). Waste management in Portugal and Europe – an overview of the past, present and
future. Proceedings of the 1st IC on WASTES
Royal Government of Bhutan (2011). Environmental management tools and techniques – learning material. National Environment
Commission.