Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o método expositivo e fomenta-se a reflexão e a discussão sobre assuntos apresentados. Serão mostrados casos reais
de intervenções de reabilitação no sentido de ilustrar as matérias leccionadas. Serão realizados pelos alunos trabalhos de pesquisa sobre
os assuntos relacionados com a unidade curricular, os quais serão apresentados em aula e objecto de debate. Serão demonstradas
algumas das técnicas de inspecção e diagnóstico mediante a utilização de equipamento adequado. Procurar-se-á promover visitas
técnicas a obras de reabilitação em curso.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos: definir o campo de actuação das actividades de reparação e reabilitação dos vários elementos construtivos dos edifícios no
quadro largamente aceite da “ética” da Conservação; enfatizar a sua importância numa lógica de intervenção que contribua para o
prolongamento do seu ciclo de vida, actuando de modo a promover a sustentabilidade dos resultados; enfatizar a importância do princípio
“priorizar a eficiência energética” na estratégia das intervenções; realçar a importância das actividades de manutenção no sentido de
minimizar os ritmos de deterioração, mantendo as capacidades dos elementos construtivos nos níveis adequados.
Competências: desenvolvimento do raciocínio crítico sobre intervenção e estratégias; capacidade de distinguir anomalias dos vários
elementos construtivos a partir dos principais processos/métodos para a sua observação e inspecção; capacidade limitada de diagnóstico
e propostas de intervenção; capacidade de elaborar programas de manutenção preventiva.
Programa
1. Conceitos Fundamentais
2. A teoria da conservação e seus princípios elementares
3.Cartas e Convenções do Património
4. Principais sistemas construtivos em edifícios
5. Noções de base sobre instalações em edifícios
6. Anomalias estruturais e construtivas em edifícios
7. A reabilitação energética das habitações e a sua inserção no actual enquadramento europeu. Principais técnicas de intervenção.
8. Deterioração dos principais materiais estruturais
9. Anomalias em elementos não estruturais
10. Principais técnicas e métodos de diagnóstico de anomalias
11. Reparação de anomalias estruturais (estruturas de betão, estruturas de madeira, estruturas metálicas)
12. Reparação de anomalias em elementos não estruturais e em revestimentos
13. Resumo e sistematização das principais causas de anomalias. Propostas de solução.
13.1. Fichas de anomalias
14. Manutenção em edifícios. Principais objectivos
14.1 Manutenção preventiva e Manutenção correctiva
14.2 Planos de Manutenção Preventiva
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Paiva, J. V., Aguiar, J., Pinho, A., coord. (2006), Guia Técnico de Reabilitação Habitacional, Vol.I e Vol.II, INH/LNEC
Júlio, E., Ed. (2020), Guia FNRE – Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, Fundiestamo SA, Lisboa
Silva, V. C. (2004), Guia Prático para a Conservação de Imóveis, Publicações D. Quixote, Lisboa
Cóias, V. (2006), Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios, IST Press, Lisboa
Appleton, J. (2011), Reabilitação de Edifícios Antigos, 2ª Ed., Edições Orion, Lisboa
Palma, P., Dias, A., Custódio, J., Machado, J. S., Cruz, H. (2009), Avaliação, Conservação e Reforço de Estruturas de Madeira, Verlag
Dashöfer Portugal, Lisboa
Fontinha, I. R., Salta, M. M. (2004), Componentes Metálicos na Construção – Comportamento à corrosão e sua prevenção, Informação
Técnica 03, Patologia e Reabilitação das Construções, LNEC, Lisboa
Lucas, S. (2022), Da Manutenção Preventiva à Gestão Sustentável de Edifícios, Engebook Publindústria, Porto