Planeamento, Controlo e Direção de Operações

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com os
objectivos a atingir e os princípios a respeitar, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias actuais optando-se pelo
método expositivo e inquisitivo, complementados com um resumo da evolução recente das metodologias recomendadas. Na 3ª fase
mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos começando pela apresentação de exemplos resolvidos e relatos de situações reais,
a que se segue a resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e
pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa.

Resultados de Aprendizagem

Projectar instalações de apoio à execução dos projectos
• Conhecer as várias componentes existentes
• Identificar as componentes necessárias
• Organizá-las dentro de um espaço limitado
Elaborar o planeamento da execução de um projecto
• Elaborar pedidos de preços a fornecedores e realizar avaliações comparativas
• Identificar as actividades, definir a sua sequência,
• Calcular as durações e desenhar o plano de trabalhos
• Identificar folgas e actividades críticas
Dirigir um projecto
• Controlar a evolução dos trabalhos em termos de prazo, custo e qualidade
• Elaborar relatórios da evolução dos trabalhos
o autos de medição mensais
• Compreender o conceito de trabalhos complementares
o Trabalhos a mais e trabalhos não previstos
• Comparar o planeamento inicial a real evolução dos trabalhos
• Avaliar o sucesso/insucesso da execução do projecto

Programa

1. Introdução
2. Preparação dos trabalhos de execução
a. Me?todos de realizac?a?o de projectos
b. Seleção e gestão da contratação externa
c. Concepção e organização de instalações de apoio
3. Planeamento da execução
a. Elaboração do plano de trabalhos
i. Definição de actividades
ii. Atribuição de precedências
iii. Cálculo das durações de cada actividade
iv. Definição das equipas necessárias
v. Elaboração do diagrama
vi. Identificação e cálculo de folgas
vii. Definição do caminho crítico
viii. Planeamento de custos e recebimentos
4. Direção da execução
a. Estudo do projeto
b. Controlo da evolução dos trabalhos
i. Cálculo dos trabalhos realizados e do valor dos trabalhos realizados
ii. Comparação entre o planeamento e o efectiva/ realizado
iii. Elaboração de gráficos e faturas
iv. Gestão de trabalhos a mais, a menos e não previstos
5. ENCERRAMENTO ADMINISTRATIVO DOS TRABALHOS
6. Perfil de um director de projecto
7. Preparação e gestão de reuniões

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Legislação específica em vigor
• “Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia”, João Coutinho-Rodrigues, Ediliber, Coimbra.
• “Manual de Estaleiros de Construcão de Edifi?cios”, Farinha, Brasa?o e Paz Branco, 1996, LNEC.
• “Introdução ao Planeamento na Construção de Edifi?cios”, Branco, Jose? Paz, 1977, LNEC.
• “Organização e Gestão de Obras”, A. Correia dos Reis, 2007, Edições Técnicas ETL, Lda, Lisboa.
• Excertos bibliogra?ficos pontuais disponibilizados aos alunos no decorrer das aulas
• Textos de apoio elaborados pelo docente
• A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide): PMI 2017 PMI. A Guide to the Project Management Body of
Knowledge (PMBOK® Guide). 6th Edition, 2017 Project Management Institute.
• Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control: Kerzner, H.2006 John Wiley & Sons, Inc., 9th. Edition