Métodos de Ensino
Os tempos de contacto incluirão:
(i) sessões em formato de seminários temáticos, organizados por conteúdos pluridisciplinares específicos? as sessões serão conduzidas p/
docentes das diversas áreas e por especialistas convidados, decorrendo no início do período letivo?
(ii) sessões/aulas tutoriais, (posteriormente aos seminários ou parcialmente intercalados), onde serão exploradas competências de
aprendizagem individual e de capacidade, organização e desenvolvimento de estudos ou projetos? estas sessões serão lecionadas por
docentes das respetivas áreas disciplinares;
(iii) sessões públicas de apresentação e discussão dos trabalhos, por cada aluno, no final do período letivo;
(iv) estágio de 4 semanas, a decorrer no final do período letivo, a ocorrer em empresas/instituições que desenvolvam trabalho relacionado
com a temática do curso, potencialmente funcionando como cenário do desenvolvimento do projeto concebido pelo aluno;
(v) participação em projeto internacional relacionado com a sustentabilidade em meio urbano, do tipo BIP-Blended Intensive Program, ou
outro.
Resultados de Aprendizagem
– Conhecer assuntos complementares transversais às diversas áreas, relacionados com a gestão sustentável das cidades, incluindo
inovações e respetivos procedimentos e regras de execução ou aplicação.
– Aprofundar o conhecimento de conteúdos específicos, em uma das áreas da formação do curso, através do desenvolvimento de um
estudo/projeto.
– Fornecer experiência tecnológica especializada e desenvolver capacidade de crítica.
– Conceber e desenvolver um projeto.
Programa
1. Conhecimentos tecnológicos complementares especializados, abordados em formato de seminários temáticos multidisciplinares,
focados na gestão e reabilitação das cidades, e abrangendo as áreas de conhecimento do curso.
2. Desenvolvimento de estudo ou projeto específico, em uma área de formação do curso, com acompanhamento em aulas/sessões
tutoriais, efetuado pelos docentes: (i) constituição e fases de um estudo ou de um projeto? (ii) seleção e abordagem ao tema? (iii)
organização e desenvolvimento do trabalho.
3. Apresentação e discussão de estudo ou projeto, em sessões públicas.
4. Possibilidade de participação em estágio com a duração de 4 semanas.
5. Possibilidade de participação em projetos internacionais
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia disponibilizada pelos docentes e especialistas que lecionam/proferem as sessões de seminário.
Guião de elaboração do Projeto Final de Licenciatura – LGSC.