Métodos de Ensino
Nas aulas usam-se os métodos expositivo e inquisitivo. Durante a abordagem dos assuntos programáticos expõem-se situações práticas e incentiva-se o espírito crítico e a compreensão dos mesmos, com uma participação activa nas aulas; os alunos procedem à resolução de exercícios individualmente ou em grupos.
Adotar-se-ão práticas tutoriais explorando-se competências de aprendizagem individual e o trabalho em equipa através do esclarecimento de dúvidas e do acompanhamento dos trabalhos propostos.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências sobre os diversos materiais correntes de construção, transmitindo conhecimentos gerais relativos à sua estrutura, produção, comportamento e aplicações.?Conhecer os materiais de construção de utilização mais frequente como as pedras naturais, os materiais cerâmicos, os vidros, os metais, as madeiras e seus derivados, os ligantes, as argamassas e os betões.
Compreender as características principais dos diversos materiais, identificando as vantagens e desvantagens de cada um de acordo com a aplicação prevista, especificando as condições de aplicação.?
Programa
1. Caracterização dos materiais
Características mássicas e volumétricas; Características mecânicas.
2. Descrição dos materiais
Pedras naturais; Materiais cerâmicos; Vidros; Metais (Produtos siderúrgicos, armaduras para betão, metais não ferrosos); Madeiras e derivados da madeira; Agregados; Materiais ligantes (Cimentos normalizados, cal aérea e cal hidráulica, gesso); Adjuvantes; Adições.
3. Tecnologia das caldas e argamassas
Caldas – propriedades, formulação, caracterização e aplicação; Argamassas – propriedades, formulação, caracterização e aplicação.
4. Tecnologia dos betões
Betões correntes – propriedades, formulação, caracterização e aplicação; Diferentes tipos de betões.
Métodos de Avaliação
- - Teste 2 - 35.0%
- - Trabalho - 30.0%
- - Teste 1 - 35.0%
- - Trabalho - 30.0%
- - Exame - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Smith, Andres, “Materials of construction”, McGraw-Hill International Editions.
– Lourenço, Jorge, “Determinações de massas volúmicas de inertes e ligantes e de absorções e humidades de inertes”, ISEC / SIKA, 1992.
– Manuais do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro: Telhas cerâmicas; Alvenaria de tijolo; Revestimentos cerâmicos.?Manual do vidro, Saint-Gobain.
– D’Arga e Lima, “Armaduras – Caracterização, Fabrico, Colocação e Pormenorização”, LNEC, 1997.
– Cachim, Paulo B., “Construções em madeira”, PUBLINDÚSTRIA, 2007.
– Bauer, L. A. Falcão. Materiais de Construção. Volume I e II. Livros Técnicos e Científicos Ed., Rio de Janeiro, 2000.
– Torgal, F. Pacheco; Jalali, Said “A sustentabilidade dos materiais de construção”, TecMinho
– Lourenço, Jorge; Júlio, Eduardo; Maranha, Paulo “Betões de agregados leves de argila expandida”. Lisboa: APEB, 2004.