Tecnologia dos Materiais de Construção

Métodos de Ensino

pedagógico
Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de questões
de aula, em grupo e individualmente. Além disso há a realização de trabalhos de pesquisa e interpretação técnico-científica, em grupo, e
respetiva apresentação.
As aulas também são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da realização dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Perceber o papel dos materiais de construção na construção sustentável.
Desenvolver competências sobre os diversos materiais correntes de construção, transmitindo conhecimentos gerais relativos à sua
estrutura, produção, comportamento e aplicações.
Compreender as características principais dos diversos materiais, identificando as vantagens e desvantagens de cada um em termos de
sustentabilidade e de acordo com a aplicação prevista.

Programa

1. O papel dos materiais de construção na construção sustentável.
2. Ecologia dos materiais de construção. perfis ambientais e critérios de avaliação.
3. Características mássicas e volumétricas, mecânicas, térmicas e acústicas.
4. Pedras naturais e agregados; Materiais cerâmicos; Vidros; Metais (Produtos siderúrgicos, metais não ferrosos); Madeiras e derivados da
madeira; Materiais ligantes (Cimentos normalizados, cal aérea e cal hidráulica, gesso); Adjuvantes; Adições.
5. Argamassas e betões.
6. Materiais sustentáveis.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Apontamentos fornecidos pelo docente responsável.
Berge, B. (2009). The ecology of building materials (2.ª ed.). UK: Elsevier.
Torgal, F. P., Jalali, S. (2010). A sustentabilidade dos materiais de construção (2.ª ed.). Portugal: TecMinho.