Elementos de Matemática

Métodos de Ensino

A aprendizagem do estudante desenvolve-se nas aulas teórico-práticas com diferentes abordagens. Os conceitos são apresentados e os
exercícios resolvidos no quadro e interpretados com recurso à utilização de software. Os estudantes têm acesso (a partir da plataforma
Moodle e da plataforma InforEstudante) a apontamentos teórico-práticos dos diversos conteúdos programáticos, que acompanham a
sequência e a estrutura da exposição apresentada nas aulas. Os estudantes têm a oportunidade de interpretar e ilustrar os conceitos
fundamentais, através da elaboração de objetos dinâmicos, usando o GeoGebra, realizados durante as aulas. Os estudantes são
estimulados a utilizar aplicativos informáticos, tais como, o Wolfram Alpha, o Symbolab, o GeoGebra, o ChatGPT, no seu processo de
estudo autónomo, de uma forma construtiva, na interpretação dos resultados e na resolução de problemas. Durante as aulas podem ser
realizados alguns trabalhos para que os estudantes possam perceber se os assuntos foram compreendidos e devidamente estudados.
Alguns assuntos são apresentados recorrendo ao conceito de uma aula invertida, permitindo que os estudantes possam antecipadamente
conhecer e interpretar determinados conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

O programa inclui temas de matemática que são indispensáveis para os estudantes poderem compreender os assuntos lecionados nas
diferentes unidades curriculares da licenciatura em gestão sustentável das cidades. Os estudantes têm de compreender e conhecer as
principais unidades de medida, calcular com números reais, compreender e conhecer diversas funções reais de variável real, interpretar e
saber calcular a derivada, calcular com matrizes e resolver sistemas de equações lineares. Devem saber aplicar estes conceitos na
resolução de problemas. Pretende-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências: autonomia, pesquisa, espírito crítico,
interpretação de problemas, raciocínio e utilização de software para interpretar e apresentar a resolução cuidada dos problemas. Estes
objetivos são trabalhados de forma contínua nas aulas onde os conceitos são apresentados, interpretados e ilustrados (com recurso à
utilização de software) e são resolvidos problemas de aplicação.

Programa

1. Unidades do sistema internacional de unidades de medida
2. Números reais e funções reais de variável real
3. Derivada e cálculo diferencial
4. Matrizes e sistemas de equações lineares
5. Interpolação polinomial

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anton, H. (2000). Elementary Linear Algebra. Wiley.
Finney, R. L., Weir, M. D., Giordano, F. R. (2003). Cálculo (de George B. Thomas). Addison Wesley.
Larson, R., Hostetler, R. P., & Edwards, B. H. (2006). Cálculo (Vol. 1). McGraw-Hill.
Departamento de Física e Matemática, (2005). Quinzena de Uniformização de Conhecimentos. ISEC.