Geotecnia Ambiental e Sustentabilidade

Métodos de Ensino

Nas aulas usa-se o metodo expositivo e inquisitivo durante a explicacçãp dos assuntos teóricos. Sempre que possível, serão
implementadas metodologias ativas em aula centradas no aluno, nomeadamente a sala de aula invertida. Esta solução, que requer uma
preparação prévia das alunas e dos alunos, permite uma utilização mais eficaz das horas de contacto. Durante as aulas, são utilizadas
atividades interativas, através de plataformas digitais pedagógicas, objetivando uma maior participação e interesse das alunas e dos
alunos. Os desafios geotécnicos assentam no desenvolvimento de exercícios de problem-based learning, através dos quais as alunas e os
alunos adquirem competências transversais ao mesmo tempo que implementam o conhecimento que vão adquirindo ao longo do
semestre.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, as alunas e os alunos deverão ser capazes de:
explicar as temáticas abordadas pela Geotecnia;
interligar pares de ação-reação entre as atividades antropogénicas e as consequências nos solos e rochas;
descrever processos de obtenção de recursos naturais;
distinguir as consequências de atividades antropogénicas nos solos e rochas e recomendar técnicas de remediação de solos;
integras soluções geotécnicas sustentáveis nas cidades, tirando proveito das funções e demais benefícios de solos e rochas.
Em termos de competências transversais, espera-se que as alunas e os alunos sejam capazes de:
comunicar oralmente e de forma escrita;
pesquisar e resumir informação em fontes de informação fidedignas.
trabalhar em equipa

Programa

Introdução à geotecnia
Solos e Rochas: Tectónica das placas. Ciclo das rochas. Solos. Reconhecimento e prospeção
Funções ecossistémicas dos solos: As funções dos ecossistemas. Ameaças e implicações nas funções dos solos. Soluções baseadas na
natureza.
Construção em terra. Potencialidades e limitações. Técnicas construtivas. Patologias. Análise da sustentabilidade.
Pedreiras e areeiros: Recursos naturais de Portugal e sua utilidade. Processos de britagem e de extração. Requisitos legais.
Energias renováveis e geotermia. Energias fósseis, energias não fósseis e energias renováveis. Geotermia superficial e profunda.
Mineração sustentável: transição energética e suas consequências. Teor de minério em rochas. Deposição de rejeitados de mineração.
Contaminação de solos: principais ameaças aos solos. Principais contaminantes. Métodos de remediação de solos.
Geotecnia Sustentável: obras geotécnicas. Riscos geotécnicos. Melhoramento e reforço de solos.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DGEG (2017). Geotermia. Energia Renovável em Portugal. Direção Geral de energia e Geologia. (cota biblioteca
1-11-60)
EU (2023).Harnessing the power of collaboration for nature-based solutions – New ideas and insights for local decision-makers. European
Commission, Directorate-General for Research and Innovation. Publications Office of the European Union.
ISSMGE (2006). Environmental Geotechnics. International Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering.
Jónsson, J.O.G., Davidsdottir, B., Nikolaidis, N. P. (2017). Valuation of soils ecosystem services. Advances in Agronomy 142, 353-384
JRC (2016). Soil Threats in Europe. JRC Technical Reports.
LNEC (1998). Os solos contaminados – a situação em Portugal. Estudo preliminar. LNEC.
Torgal, F. P., Eires, R. M. G., Jalali, S. (2009). Construção em terra. Publidisa.
Vallejo, L. (2002). Ingenieri?a Geolo?gica. Madrid, Espanha: Ed. Pearson (cota biblioteca 7-1-237)