Métodos de Ensino
Para além de dinâmicas expositivas e inquisitivas na abordagem dos conceitos, os conteúdos específicos da UC convidam à utilização de
metodologias ativas de aprendizagem numa lógica de “aprender fazendo”. Parte significativa das horas de contato serão de
experimentação de técnicas participativas, sendo algumas das sessões organizadas pelos alunos. Em função das oportunidades que
possam ser identificadas durante as 7 semanas, podem os alunos ser levados a observar ou participar em ocasiões de participação que
ocorram na cidade.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer o conceito de governança e o papel que nela cabe aos cidadãos e à sociedade civil
Relacionar a participação pública com a sustentabilidade das cidades e comunidades
Reconhecer as várias variáveis da participação: intensidades, tempos, stakeholders, formatos
Explicar as vantagens e desafios da participação pública
Identificar as oportunidades de participação no planeamento, construção e gestão das cidades
Aplicar técnicas de participação
Programa
Conceito de cidadania(s)
A governança das cidades e o papel dos cidadãos
Participação pública: definição, vantagens, desafios, mitos
Intensidades e formatos de participação
O papel da participação na sustentabilidade
Oportunidades de participação na construção e gestão da cidade
Técnicas de participação, presenciais e com uso de tecnologia
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Arnstein S. R. (1969) “A Ladder of Citizen Participation,” Journal of the American Planning Association, Vol. 35, No. 4, July 1969, pp. 216-
224.
Câmara Neto, I. A.; Rezende Filho, C. B. A evolução do conceito de cidadania. Disponível em: .
García, M. (2006). Citizenship practices and urban governance in European cities. Urban Studies, 43(4), 745-765.
IAP2 (2007), IAP2 Spectrum of Public Participation, www.iap2.org
Wilcox D. (2003) The guide for effective participation. Joseph Roundtree Foundation