Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o me?todo expositivo e inquisitivo para explicac?a?o dos assuntos teo?ricos e havera? resoluc?a?o individual e em
grupo de casos de estudo.
Os alunos devem realizar um trabalho de pesquisa com realizac?a?o de relato?rio e apresentac?a?o oral, o qual podera? ser realizado em
grupo. Ha? acompanhamento dos alunos, atrave?s do esclarecimento de du?vidas, resoluc?a?o dos casos de estudo e orientac?a?o dos
trabalhos de pesquisa. Realizar-se-a?o visitas de estudo sempre que possi?vel. Nas aulas de cariz mais laboratorial os assistem a
demonstrac?o?es de ensaios usados para caraterizac?a?o das situac?o?es em aprec?o, e realizam, apresentam e defendem
publicamente os trabalhos de pesquisa.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, as alunas e os alunos deverão ser capazes de:
? Recomendar técnicas de melhoramento de solos e reforço de fundações;
? Diferenciar as tecnologias associadas às recomendações anteriores.
Em termos de competências transversais, espera-se que as alunas e os alunos sejam capazes de:
? Implementar conhecimento.
? Justificar tomadas de decisão.
? Desenvolver capacidade de trabalho autónomo e em equipa, bem como competências de comunicação
As competências específicas a obter nesta unidade curricular são:
? explicar processos de melhoramento e de reforço de solos e fundações;
? reconhecer e diagnosticar patologias geotécnicas naturais ou em construções, ao nível de terrenos e fundações;
? apontar soluções para prevenir ou reparar tais patologias;
? planificar e fiscalizar obras geotécnica
Programa
Reforc?o e melhoramento de terrenos
Te?cnicas de melhoramento. Densificac?a?o, compacac?a?o e consolidac?a?o. Colunas de areia ou de brita. Injec?o?es. Exploso?es
controladas e outras te?cnicas. Te?cnicas de reforc?o. Incluso?es biote?cnicas. Fibras. Geossinte?ticos. Ancoragens. Colunas de cal,
cimento e beta?o vibrado.
2. Estruturas de terra reforc?ada
Terra armada. Solo Pregado. Muros e taludes reforc?ados com geossinte?ticos.
3. Geossinte?ticos
Tipos de geossinte?ticos. Func?o?es e caracteri?sticas. Propriedades ba?sicas.
4. Elementos construtivos
Ancoragens e pregagens. Aplicac?o?es. Tecnologia da construc?a?o. Ensaios de recec?a?o. Microestacas. Materiais. Tecnologia da
construc?a?o. Ligac?a?o a? estrutura.
5. Patologias e reabilitac?a?o das fundac?o?es
Fundac?o?es superficiais e profundas. Principais causas de sinistros e sua classificac?a?o. Comportamento estrutural do solo e das
fundac?o?es a reabilitar. Diagno?stico das patologias. Tecnologias de reabilitac?a?o.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Waldemar H. Falconi, F. F., Saes. J. L., Frota, R. G. Q., Carvalho, C. S., Niyama, S. (1998). Fundações, Teoria e Prática. ABMS/ABEF
Editora Pini Lda (cota biblioteca: 7-8-100).
Coduto, D. (2001). Foundation Design, Principles and practices. Prentice Hall (cota biblioteca 7-8-107)
• Coelho, S. (1996). Tecnologia de Fundações. Edições E. P. G. E. (cota biblioteca: 7-8-116)
• Day, R. W. (1999). Geotechnical and Foundation Engineering. McGraw Hill (cota biblioteca: 7-8-152)
• Koerner, R. M. (1999). Designing with geosynthetics. Prentice Hall. (cota biblioteca: 7-8-103)
• Matos Fernandes, M. (2006). Mecânica dos Solos – Conceitos e Princípios Fundamentais. FEUP Edições (cota biblioteca 7-8-159)
• Matos Fernandes, M. (2011). Mecânica dos Solos – Introdução à Engenharia Geotécnica. FEUP Edições (cota biblioteca7-8-161)
• Moreira, C. (2008) Compactação. Elementos pedagógicos da unidade curricular.
• Ordem dos Engenheiros (2020). Recomendações na Área da Geotecnia