Competências de Gestão

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e de aprendizagem previstas incluem dinâmicas expositivas e inquisitivas, bem como a resolução de
problemas, individualmente ou em grupo. Mas em função das competências que se querem desenvolver, especial enfase será dado a
técnicas ativas em que os alunos possam ir treinando as mesmas: simulações, exercícios de aplicação, reações a casos de estudo, ou
mesmo visitas a contextos de trabalho ou entrevistas.

Resultados de Aprendizagem

A UC pretende desenvolver nos alunos um conjunto de competências transversais e transferíveis, essenciais no mercado de trabalho,
tanto no mundo empresarial como na administração pública. Em particular pretende-se que os alunos no final da UC sejam capazes de:
– analisar as funções principais de direção das organizações e comparar criticamente vários modelos de estrutura
– conhecer os principais instrumentos de gestão das organizações
– dominar as principais técnicas associadas à realização e condução de reuniões e assembleias
– saber aplicar técnicas de comunicação pública eficaz
– identificar os principais passos em processos de resolução de conflitos e de negociação
– selecionar técnicas de comunicação interna e externa às organizações
– conhecer os princípios da ética para a sustentabilidade
– saber argumentar e fundamentar a tomada de decisões alicerçadas na ética/deontologia profissional

Programa

1. Organizações
– funções e estruturas em organizações/empresas
– tipos de sociedades comerciais e processos de criação
– instrumentos de gestão: plano e orçamento; relatório e contas; conflitos de interesse; termos de referência; descrição de funções
– decisões: tipos de decisões (estratégicas e operacionais); processos de tomada de decisão e instrumentos de apoio
– condução de reuniões e assembleias
– elaboração de relatórios
2. Pessoas
– gestão de pessoas: fundamentos, desafios contemporâneos (assédio; conciliação da vida profissional e laboral; burnout; ambientes
multiculturais …), recrutamento, avaliação de desempenho
– motivação e liderança de equipas
– técnicas de negociação/persuasão
– resolução de conflitos
3. Comunicação
– apresentações em público (inc. comunicação não-verbal)
– comunicação interna e externa (instrumentos)
– comunicação formal e informal
4. Ética e deontologia profissional
– liderança ética
– ética para a sustentabilidade

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

de Macedo, I. I. (2015), “Gestão de pessoas”. Editora FGV.
Lisboa, J. [et al.], (2004), “Introdução à Gestão das Organizações”, editora Vida Económica Marques
Owen Argie (ed), (2018), “The handbook of communication skills”, Routledge
Pinto, C.A. [et.al.] (2009).”Fundamentos de Gestão”, 2ª Ed.Lisboa, Editorial Presença
Rego, A. & Braga, J. (2017). “Ética para engenheiros: desafiando a síndrome do vaivém Challenger”. Lidel
Ribeiro, A. D. L. (2017). “Gestão de pessoas”. Saraiva Educação SA.