Conhecimentos de Base Recomendados
–
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: exposição teórica dos diversos assuntos, complementada com a apresentação de estudos de caso.
Aulas teórico-práticas: resolução de problemas; familiarização com equipamentos usados na realização de auditorias; análise de estudos de caso.
O aluno dispõe, ainda, de 6 horas de apoio semanal (horas de gabinete).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Familiarização com o tema Gestão de Energia. Aquisição de conhecimentos nas áreas de auditorias energéticas e medidas de racionalização de consumos. Elaboração de planos de racionalização de consumos para instalações consumidoras intensivas de energia, de acordo com a legislação vigente.
Competências: Adquirir conhecimentos gerais sobre as questões energéticas, a situação energética atual, políticas energéticas e desenvolvimento sustentável; Compreender o significado das boas práticas da Conservação e Utilização Racional da Energia; Utilização do tarifário de venda de energia elétrica, Preparar e executar Auditorias Energéticas e elaborar Planos de Racionalização de Consumos; Investigar e escolher soluções tecnológicas eficientes e ter capacidade de argumentação junto do empregador ou cliente.
Programa
Utilização racional de energia (URE). Principais tipos de oportunidades de racionalização de consumos de energia por sectores. Regulamentos e Planos de racionalização: Auditorias energéticas. Contabilidade Energética: Metodologia e Balanços Energéticos. Cálculo do consumo específico de Energia. Instrumentação e aplicação prática a casos de estudos reais. Energia vs. Exergia: disponibilidade e qualidade da energia. Indicadores de eficiência energética. Análise exergética de sistemas. Equipamentos energéticos e sistemas industriais: Otimização e tecnologias mais eficientes. Combustão: eficiência energética, controlo e redução de emissões.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Testes Teórico-práticos - 60.0%
- - Teste Teórico - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dulce Coelho. Força Motriz, ISEC 2005
Indústria e Energia em Portugal, INE, 2011
Eficiência Energética na Indústria, Adene, 2004
Intelligent Energy e-library of tools and guidebooks on Energy Efficiency in Industry, http://www.iee-library.eu
Dulce Coelho. Auditorias Energéticas, Fevereiro 2000. Cota ISEC 1-9-20
Manual de Boas Práticas de Eficiência Energética, BCSD Portugal/ ISR Coimbra, 2005
http://www.edp.pt; http://www.dgeg.pt; http://www.dgeg.pt; http://www.erse.pt; http://www.ipamb.pt; http://www.iisd.org; http://www.un.org; http://www.iea.org