Design e Arquitecturas de Software

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação orientada a objetos, Programação em Java

Métodos de Ensino

Exame (10 valores)

Projecto Semestral (10 valores):

Resultados de Aprendizagem

  • Compreender os conceitos de desenho e arquitetura de software.
  • Perceber o papel do desenho de software e da sua arquitetura no contexto de um projeto, mediante requisitos de sistema.
  • Conhecer metodologias de análise orientada a objetos e outros instrumentos de desenho (p. ex., linguagem UML).
  • Conhecer e aplicar padrões de desenho.
  • Conhecer a aplicar padrões empresariais.
  • Conhecer e aplicar padrões de desenho de APIs.

Programa

1-Perspectiva geral sobre desenvolvimento iterativo e requisitos

2-Organização em camadas

3-Desenho orientado a objectos (Princípios SOLID e GRASP)

4-Padrões de desenho – GoF

5-Padrões de software empresarial e persistência.

6-Padrões de desenho de APIs

Estágio(s)

NAO

Bibliografia