Business Intelligence

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se o conhecimento básico de análise de dados e de sistemas de gestão de bases de dados.

Métodos de Ensino

A avaliação durante o período letivo (75%, com mínimos de 50%) engloba a participação e trabalho realizado nas aulas, o que inclui a auto-avaliação e avaliação entre pares:

  • Elaboração de um artigo de revisão na área de Business Intelligence and Analytics (BI&A). Análise, apresentação e discussão nas aulas dos artigos de revisão elaborados.
  • Elaboração de uma análise critica de uma companhia ou instituição do ponto de vista do BI&A. Apresentação e discussão nas aulas das análises críticas das companhias ou instituições.
  • Realização de tutoriais e projetos, utilizando o Power BI. Apresentação e discussão nas aulas dos projetos elaborados.

Só são admitidos a exame os estudantes que obtiverem os mínimos nesta componente avaliada durante o período letivo.

Não é permitido repetir nem melhorar esta componente durante todo o ano letivo.

Avaliação no exame (25%, sem mínimos).

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular (UC) de Business Intelligence (BI), consistem em dotar os estudantes da capacidade de:

  • Analisar e apresentar a investigação mais recente na área de BI.
  • Conhecer os princípios fundamentais de desenho dos diferentes tipos de aplicações de BI para a tomada de decisão baseada em dados.
  • Conhecer e aplicar os princípios fundamentais de visualização de dados para sistemas BI e de apoio à decisão.
  • Orientar, avaliar e analisar projetos da área de BI, nomeadamente desenhar e criticar diferentes aplicações de BI para o apoio à decisão a nível operacional, tático e estratégico.
  • Desenhar e desenvolver aplicações de BI.
  • Analisar, criticar e desenhar reports standard, dashboards e scorecards para a tomada de decisão.
  • Definir indicadores de desempenho com diferentes níveis de agregação. Conhecer, compreender e utilizer Key Performance Indicators (KPIs).

Programa

1. Introdução ao Business Intelligence and Analytics (BI&A).

  • Definição de BI&A.
  • Conceitos e técnicas chave no BI&A.
  • Tipos de sistemas e ferramentas de BI&A.
  • Avaliação e seleção de softwares de BI&A.
  • O papel do BI&A nas organizações.

2. Principais Key Performance Indicators (KPI’s) e Scorecards.

  • Definição e tipos de KPI’s e scorecards.
  • Relação entre scorecards e KPI’s.
  • Tipos de KPI’s e scorecards.
  • Identificar e selecionar KPI’s.
  • Criação e implementação de KPI’s e scorecards.

3. Visualização e dashboards.

  • Introdução à visualização de dados e importância da visualização em BI&A.
  • Tipos de técnicas de visualização de dados.
  • Definição de dashboards e o seu propósito.
  • Como escolher a visualização certa para os dados.
  • Conceber e construir dashboards eficazes e informativos.

4. Investigação, estudos de caso, aplicações e projetos.

  • Visão geral das implementações de BI&A.
  • Análise e comparação de soluções de BI&A.
  • Investigação em BI&A.
  • Exercícios usando dados do mundo real.
  • Análise e construção de dashboards num cenário real.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia