Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Engenharia Mecânica ou em áreas afins.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas o conteúdo é exposto através da utilização conjunta do quadro e de apresentações em PowerPoint. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios tipo. A avaliação desta unidade curricular é realizada através de uma prova escrita no final do semestre. Esta prova engloba duas componentes, uma componente teórica e uma teórico-prática, correspondendo a 40% e 60% da nota final, respectivamente.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos os conceitos e as ferramentas fundamentais para a análise da vibração de componentes e estruturas.
Programa
1. Introdução: elementos dum sistema vibratório; vibração livre e vibração forçada; vibração com e sem amortecimento; tipos de amortecimento; movimento harmónico; procedimento na análise de vibrações.
2. Sistemas discretos com um grau de liberdade: vibração livre não amortecida; frequência própria de vibração; vibração livre amortecida; sistemas subamortecidos, sobreamortecidos e com amortecimento crítico; ressonância; vibração forçada; resposta a solicitações sinusoidais; resposta a solicitações periódicas; isolamento de vibração e transmissibilidade; força transmitida à fundação; movimento relativo.
3. Sistemas discretos com N graus de liberdade: formulação matricial; valores próprios e vectores próprios; teorema da expansão; desacoplamento das equações; análise modal.
4. Análise experimental de vibrações: transdutores; excitadores; análise de sinal; testes dinâmicos de máquinas e estruturas; balanceamento de peças rotativas; velocidade crítica de veios; Isolamento de vibrações.
Estágio(s)
NAO