Objetivos do Curso
A licenciatura em Comunicação e Design Multimédia, de acordo com a natureza do específica do ensino superior politécnico, tem como principal objectivo capacitar os seus diplomados para o exercício competente e responsável no domínio dos conteúdos multimédia, combinando as competências adquiridas nas áreas de informática, das artes visuais, da comunicação visual e também do áudio. Procura também, e ao mesmo tempo, uma interligação estreita com as instituições envolventes, quer ao nível local, quer ao nacional, com múltiplos eventos, como seminários e workshops, e, principalmente, através da realização de estágios curriculares no último semestre da licenciatura (no âmbito de Projecto de Multimédia).
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO:
[10 – Geometria Descritiva] ou [16 – Matemática] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, R. A. Açores, R. A. Madeira
Percentagem das Vagas: 50%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 813 – Agrupamento 1 / Informática 821 – Agrupamento 2 / Design 841 Agrupamento 4 / Comunicação G70 – Escola Secundária António Arroio – Cursos do Decreto Lei nº 286/89 G71 – Escola Secundária Soares dos Reis – Cursos do Decreto Lei nº 286/89 G79 – Instituto das Artes e Imagem – Curso do Decreto Lei nº 286/89 G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
As saídas profissionais incluem:
* Gestor e produtor nos campos da edição e produção gráfica, multimédia e audiovisual;
* Director gráfico e de produção de imagem;
* Web designer e programador;
* Centros de informática e centros de meios audiovisuais a nível institucional;
* Profissionais liberais na área da comunicação e design multimédia.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
De acordo com o plano curricular do curso, pretende-se atingir os seguintes objectivos gerais por parte dos estudantes:
a) Estruturar a formação através de uma componente científica aliada a uma componente técnica especializada nos domínios do design, multimédia e audiovisual;
b) Corresponder à importância da multidisciplinaridade exigida nos mercados actuais, através da diversidade de formação académica do corpo docente e do leque de áreas científicas em que se integram as unidades curriculares leccionadas;
c) Promover a formação qualificada de futuros profissionais de nível superior, para trabalharem em equipas de produção e edição de som e imagem, em unidades, centros ou serviços nas áreas de design, multimédia e audiovisual, em âmbito institucional, empresarial ou mesmo em regime liberal;
d) Privilegiar a realização de estágios e/ou projectos multimédia pelos alunos na área em que pretendam vir a realizar a sua actividade profissional, de modo a pôr em prática as competências obtidas durante o curso (e também a complementá-las);
e) Contribuir para a mobilidade dos estudantes entre instituições de ensino superior nacionais e nos restantes países da União Europeia (entre outros, como acontece em Erasmus);
f) Fomentar a formalização de protocolos de colaboração entre a ESEC e empresas especializadas nas diversas áreas do curso, de forma a obter para os estudantes experiência teórico-prática e profissionalizante.
Estes objectivos são espelhados tanto ao nível das unidades curriculares que compõem o curso, ao estabelecer os objectivos individuais e ao identificar ligações com outras unidades curriculares, como ao nível do próprio curso na sua globalidade, ao conjugar de forma eficaz tanto os objectivos particulares de cada unidade curricular, como os das várias áreas científicas, com competências que se complementam. O exemplo último, no que ao curso diz respeito, é o trabalho realizado em Projecto Multimédia, muitas vezes em contexto de estágio, onde os alunos combinam a aprendizagem de várias unidades curriculares e, muitas vezes, áreas científicas.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Cultura Visual | 20042069 | 6 | 1º S |
Design Gráfico I | 20042042 | 6 | 1º S |
Interação com o Utilizador | 20042031 | 3 | 1º S |
Oficina de Fotografia I | 20042058 | 3 | 1º S |
Programação e Algoritmos I | 20042020 | 6 | 1º S |
Psicologia da Perceção | 20042086 | 3 | 1º S |
Teorias da Comunicação | 20042075 | 3 | 1º S |
Cultura dos Novos Media | 20042159 | 6 | 2º S |
Design Gráfico II | 20042113 | 6 | 2º S |
Marketing Digital | 20042130 | 3 | 2º S |
Oficina de Fotografia II | 20042124 | 3 | 2º S |
Programação e Algoritmos II | 20042097 | 6 | 2º S |
Sociologia dos Media | 20042141 | 3 | 2º S |
Tecnologias Interativas | 20042102 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Animação Gráfica Digital | 21011056 | 6 | 1º S |
Design Editorial | 20042300 | 3 | 1º S |
Guionismo Multimédia | 20042322 | 6 | 1º S |
Laboratório de Som I | 20042212 | 3 | 1º S |
Produção e Realização de Video Digital | 20042201 | 6 | 1º S |
Programação Web I | 20042165 | 6 | 1º S |
Desenvolvimento de Aplicações Multimédia | 20042240 | 6 | 2º S |
Laboratório de Multimédia I | 20042223 | 6 | 2º S |
Laboratório de Som II | 20042288 | 6 | 2º S |
Pós-produção de Vídeo Digital | 20042277 | 3 | 2º S |
Programação Web II | 20042234 | 6 | 2º S |
Tipografia | 20042198 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Animação 3D | 21011067 | 3 | 1º S |
Direito da Comunicação na Era Digital | 20042311 | 3 | 1º S |
Fundamentos de Bases de Dados | 20042299 | 6 | 1º S |
Laboratório de Multimédia II | 20042333 | 6 | 1º S |
Metodologias de Gestão de Projeto | 20042344 | 6 | 1º S |
Oficina de Videoarte | 21011078 | 6 | 1º S |
Projeto Multimédia | 21011089 | 30 | 2º S |