Microcredenciação em Análise Inteligente de Dados

Objetivos do Curso

O curso pretende dotar os formandos dos conceitos fundamentais na área da aprendizagem automática de dados. Nomeadamente, visa a aplicação prática de algoritmos que tenham a capacidade de aprender diretamente a partir dos dados e consequentemente criar modelos capazes de efetuar novas predições.
Este objetivo depende diretamente de um conjunto de competências que os formandos devem desenvolver, e que podem ser agrupadas da seguinte forma: i) analisar e preparar um conjunto de dados; ii) selecionar de forma correta estratégias e métricas de validação; iii) aplicar os algoritmos mais relevantes na aprendizagem supervisionada; iv) aplicar os algoritmos mais relevantes na aprendizagem não supervisionada.
Pretende-se conjugar uma abordagem teórica com uma componente de cariz prático, em que os formandos terão oportunidade de aplicação prática dos conceitos abordados. Assim, na componente prática será explorado o ambiente de desenvolvimento Python e algumas das principais bibliotecas específicas para análise de dados.

Condições de Acesso e Ingresso

Este curso é direcionado a titulares de Cursos Superiores, detentores do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor que procuram realizar uma primeira incursão na área da análise de dados.
São igualmente visados estudantes de Licenciatura assim como candidatos que, não se encontrando a frequentar um curso superior, possuam experiência profissional relevante na área ou em áreas afins.

Tronco comum

Ano curricular: 1