Pós-Graduação em Patologia Digital

Objetivos do Curso

A patologia digital desempenha um papel essencial na prática clínica moderna e é cada vez mais um requisito tecnológico dentro do contexto laboratorial. Avanços na computação, redes mais rápidas e armazenamento mais barato permitiram a obtenção de imagens de lâminas digitais com mais facilidade e flexibilidade do que na última década. Nas últimas duas décadas, a imagem digital em patologia permitiu a obtenção da imagem de lâmina inteira (WSI), que permite que lâminas sejam fotografadas e armazenadas com alta resolução de forma permanente. Em particular, a imagem de lâmina inteira (WSI) serve como uma plataforma facilitadora para a aplicação de inteligência artificial (IA) em patologia digital.
A sinergia da inteligência artificial e da patologia digital oferece possibilidades de diagnóstico e terapêutica com base em algoritmos. A integração de lâminas digitais no fluxo de trabalho da patologia, algoritmos avançados e técnicas de diagnóstico auxiliadas por computador permitem ampliar as fronteiras da visão além de uma lâmina microscópica e permitem a verdadeira utilização e integração do conhecimento além dos limites humanos. Neste contexto, a aposta na capacitação dos profissionais de saúde e dos intervenientes na prática clínica permite a implementação dos avanços recentes no diagnóstico de imagem baseado em slides digitais, juntamente com alguns desafios e oportunidades para a inteligência artificial em patologia digital.

Condições de Acesso e Ingresso

Investigadores e titulares de uma formação conferente de grau académico superior nas áreas de Análises Clínicas e Saúde Pública, Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, Ciências Biomédicas Laboratoriais e Medicina, ou a posse de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecidos pelo Conselho Técnico-Científico da ESTeSC, atestando a capacidade para a realização do curso.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1