Licenciatura em Comunicação Organizacional

Objetivos do Curso

O curso tem por missão a formação de profissionais de qualidade, capazes de se inserirem activamente no mercado de trabalho e de prestarem serviço no campo da Comunicação Organizacional, Relações Públicas,
Comunicação de Marketing e Estudos de Mercado e Opinião, com competências profissionais que habilitem para o exercício de actividades profissionais diversificadas. Sendo um curso superior politécnico, a filosofia e
estrutura do plano de estudos concilia os objectivos: a) articular uma sólida formação no domínio geral das Ciências Sociais e do Comportamento e nos domínios específicos da Psicologia Social, das Ciências da Comunicação, da Comunicação Empresarial, das Relações Públicas, da Comunicação de Marketing, das Ciências das Organizações e das Metodologias de Investigação; b) articular uma formação científica a uma formação técnica associada ao domínio de competências operativas e do saber-agir; c) articular com o mercado de trabalho e contribuir para a inovação e desenvolvimento das práticas profissionais.

Condições de Acesso e Ingresso

PROVAS DE INGRESSO:
[04 – Economia] ou [09 – Geografia] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu, R. A. Açores, R. A. Madeira
Percentagem das Vagas: 40%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 085 – Administração (DL 74/2004) 086 – Marketing (DL 74/2004) 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 604 – Cursos da Via Profissionalizante do 12º Ano (Todos) 831 – Agrupamento 3 / Administração 832 – Agrupamento 3 / Serviços Comerciais 841 – Agrupamento 4 / Comunicação 980 – Recorrente – Administração (DL 74/2004) 981 Recorrente – Marketing (DL 74/2004) G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 20%

Saídas Profissionais

A licenciatura de Comunicação Organizacional (diurno) está associada às seguintes saídas profissionais:
– Consultores e Gestores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
– Consultores de Comportamento Organizacional
– Consultores e Gestores de Imagem e Reputação
– Consultores e gestores de responsabilidade social empresarial,
– Gestores de Comunicação Interna
– Gestores de comunicação de marketing, marca e produto
– Assessores de imprensa e jornalismo empresarial
– Gestores de relacionamento com clientes
– Assessores publicitários e produtores de conteúdos
– Organizadores de eventos
– Gestores de sistemas da qualidade
– Técnicos superiores para as várias áreas de comunicação
– Técnicos superior na gestão de comportamento organizacional
– Especialistas em estudos de opinião, imagem, notoriedade e comportamento de consumidor

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O plano de estudos da licenciatura em Comunicação Organizacional (diurno) foi construído a partir do referencial das competências definidas no artigo 5º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, de forma a definir, para todas as competências consignadas na legislação, a sua especificação para o perfil de formação definido para este curso.
Para além das competências definidas no artigo 5º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, este trabalho considerou também as competências definidas pelos Descritores de Dublin e projecto Tunning.
O curso organiza-se em quatro componentes: a componente de Fundamentação Teórica, que integra 8 unidades curriculares que totalizam 42 créditos ECTS (23,3%); a Componente de Domínio de Técnicas Específicas, composta por 15 ou 16 unidades curriculares, em cada um dos percursos alternativos, correspondendo a 75 créditos ECTS (41,7%); a Componente de Inserção Profissional, com 6 unidades curriculares para cada percurso alternativo (sendo uma delas um estágio com 30 créditos ECTS), num total de 45 créditos ECTS (25,0%); e a Componente de Formação Geral e Transversal, agrupando 5 ou 6 unidades curriculares (em função das opções dos estudantes), num total de 18 créditos ECTS (10%). Como se constata, esta estrutura curricular valoriza o domínio de técnicas específicas e a inserção profissional que, no conjunto, representam 66,7% do total de créditos ECTS do curso, assegurando aos estudantes uma considerável componente prática e profissionalizante que está conforme os objectivos de formação atribuídos ao ensino politécnico.
Aquando da adequação do curso ao Processo de Bolonha foram definidas as competências, saberes disciplinares e saberes profissionais para cada uma das unidades curriculares, garantindo a articulação entre estas e o cumprimento dos objectivos definidos para o curso de acordo com o perfil de saída desejado para os diplomados. Esta matriz é referência para a elaboração dos programas e orienta, anualmente, a definição das modalidades de avaliação das competências, a organização de trabalhos aplicados nas diferentes unidades curriculares, e por vezes agregando valências de duas ou mais unidades, bem como está presente na análise dos resultados académicos dos alunos e cumprimento do programa previsto. Garante-se assim a manutenção de uma matriz formativa consistente e orientada para a concretização dos objectivos definidos para o curso e para a Escola/Instituto Politécnico.
Semestralmente, as diferentes áreas científicas da ESEC responsáveis pela leccionação e programas de u.c. do curso analisam o cumprimento dos programas bem como o sucesso académico obtido. Estes dados permitem um melhor acompanhamento e eventual intervenção correctiva, sempre que se evidenciarem obstáculos ao cumprimento dos objectivos de aprendizagem definidos para o curso. No final dos estágios, o Núcleo de Estágios e Saídas Profissionais envia um inquérito às entidades acolhedoras para verificar a satisfação com o estágio e com o desempenho dos alunos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Comunicação Organizacional – Diurno dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

José Pedro Cerdeira Coelho e Silva (jpcerd@esec.pt)

Percurso Alternativo em Comunicação de Marketing

Unidade curricular Código ECTS Período
Marketing Social 20022752 3 1
Técnicas de Redacção Jornalística 20021652 6 1
Mudança e Desenvolvimento Organizacional 20017843 6 1
Análise Transaccional 20019799 3 1
História Contemporânea 20025669 3 1
Avaliação do Desempenho e Gestão de Competências 20019802 3 1
Representação e Cultura Visuais 20021592 6 1
Marketing on-line 20022726 3 1
Produção de Textos Utilitários 20012012 3 1
Complementos de Francês Técnico para a Comunicação 20003871 3 1
Expressão Escrita para a Comunicação 20011983 3 1
Marketing Cultural 20022709 3 1
Identidade Organizacional 20021663 3 1
Métodos Estatísticos I 20026810 3 1
Marketing para as organizações sem fins lucrativos 20022737 3 1
Indústrias Culturais 20012001 3 1
Estatística Informática para as Ciências Sociais 20026804 3 1
Empreendedorismo e Criação de Empresas 20023545 3 1
Estratégias Publicitárias 20022692 3 1
Organização de Eventos, Patrocínio e Mecenato 20016191 3 1
Marketing Político 20022748 3 1
Comportamento Político 20019813 6 1
Marketing de Marcas 20022791 3 1
Expressão Oral para a Comunicação 20011994 3 1
Atelier de Marketing Relacional 20022805 3 1
Cibercultura 20021637 6 1
Métodos Estatísticos II 20026821 3 1
Sondagens e Estudos de Opinião 20024694 6 1
História da Construção Europeia 20025675 3 1
Marketing Internacional 20022715 3 1
Relações Internacionais 20002211 3 1
Complementos de Inglês Técnico para a Comunicação 20003882 3 1
Tecnologias Internet e Multimédia 20006767 6 1
Produção de Conteúdos Informativos On-line 20021648 6 1
Estágio/Projecto 20022816 30 2

Percurso Alternativo em Comunicação Empresarial e Relações Públicas

Unidade curricular Código ECTS Período
Gestão da Qualidade Total 20017857 6 1
Marketing Internacional 20022715 3 1
Atelier de Relações com os Media 20016174 3 1
História da Construção Europeia 20025675 3 1
Estratégias Publicitárias 20022692 3 1
Expressão Escrita para a Comunicação 20011983 3 1
Organização de Eventos, Patrocínio e Mecenato 20016191 3 1
Análise Transaccional 20019799 3 1
Tecnologias Internet e Multimédia 20006767 6 1
Produção de Conteúdos Informativos On-line 20021648 6 1
Marketing on-line 20022726 3 1
Empreendedorismo e Criação de Empresas 20023545 3 1
Expressão Oral para a Comunicação 20011994 3 1
Identidade Organizacional 20021663 3 1
Avaliação do Desempenho e Gestão de Competências 20019802 3 1
Produção de Textos Utilitários 20012012 3 1
Comportamento Político 20019813 6 1
Representação e Cultura Visuais 20021592 6 1
Cibercultura 20021637 6 1
Mudança e Desenvolvimento Organizacional 20017843 6 1
Indústrias Culturais 20012001 3 1
Complementos de Francês Técnico para a Comunicação 20003871 3 1
Métodos Estatísticos II 20026821 3 1
Comunicação Interna nas Organizações 20016115 3 1
Marketing Político 20022748 3 1
Métodos Estatísticos I 20026810 3 1
História Contemporânea 20025669 3 1
Marketing para as organizações sem fins lucrativos 20022737 3 1
Marketing Cultural 20022709 3 1
Técnicas de Redacção Jornalística 20021652 6 1
Marketing Social 20022752 3 1
Complementos de Inglês Técnico para a Comunicação 20003882 3 1
Relações Internacionais 20002211 3 1
Estatística Informática para as Ciências Sociais 20026804 3 1
Estágio/Projecto 20016180 30 2