Licenciatura em Teatro e Educação

Objetivos do Curso

A licenciatura em Teatro e Educação tem como objetivos principais a formação de atores e atrizes, assistentes de encenação, orientadores de grupos teatrais não-profissionais e criadores de projetos teatrais em diferentes contextos socioculturais. É sobretudo nestes dois últimos objetivos que entronca a vertente de Educação que caracteriza o curso. A concretização destes dois últimos objetivos permite aos alunos a aquisição de competências para intervir nas áreas da educação não-formal e mediação de atividades dramáticas assim como na área da formação, ao nível do Teatro e da Expressão Dramática.Pretende-se também que a formação ministrada contribua para a capacitação dos seus estudantes no sentido da progressão de estudos num segundo ciclo de ensino teatral ou voltado para a docência do Teatro e da Expressão Dramática no ensino formal.
O curso funciona em seis semestres (cada um com 30 ECTS). No último semestre os alunos realizam o seu estágio.

Condições de Acesso e Ingresso

PROVAS DE INGRESSO:
[12 – Hist. da Cultura e Artes] ou [15 – Literatura portuguesa] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Prova Vocacional Específica: 70% Média do ensino secundário: 20% Prova(s)de ingresso: 10%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável

Saídas Profissionais e Empregabilidade

A Licenciatura em Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra tem por missão a formação de profissionais habilitados a trabalhar em âmbitos de atividade como a Interpretação, Assistência de Encenação e Direcção de Actores, Direcção de Cena e Contra-Regra, Produção e Programação Teatral, Dinamização Teatral e Intervenção Comunitária (Sócio-Cultural e Educativa). As saídas profissionais são:
Actores / Actrizes
Directores de Actores
Assistentes de Encenação
Directores e orientadores de grupos não-profissionais
Mediadores de Atividades Dramáticas
Formadores em Teatro e Expressão Dramática
Interventores em ações de animação teatral em instituições de índole diversa

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A história do Curso de Teatro e Educação na Escola Superior de Educação teve início em 2000. Durante este período tem conseguido, como sempre foi seu objetivo, formar com qualidade agentes de intervenção teatral a vários níveis. Para além dos inúmeros espetáculo levados à cena durante estes dezoito anos, a sua vertente de Educação tem permitido aos licenciados a ação na intervenção formativa no âmbito da Expressão Dramática. A divulgação do trabalho deste curso enquanto formador de atores está patente nos vários momentos de apresentação pública. No quinto semestre do curso, por exemplo, o resultado da unidade curricular “Projeto de Intervenção” consiste num projeto de intervenção teatral que estimule o interesse dos alunos por um teatro de arte comprometido com a cidadania e promova a articulação entre o espetáculo teatral e o contexto sociocultural no qual se insere, com vista ao estreitamento dos laços entre o teatro e a comunidade circundante, sendo apresentado a público. Durante a criação do espetáculo, em vários momentos, os alunos têm de planificar, desenvolver e analisar criticamente os processos e estratégias adotados para intervir junto do público-alvo, reforçando assim as competências do objetivo secundário do curso. No sexto semestre, o estágio desta licenciatura compreende a montagem de um espetáculo teatral, com encenador que a ESEC contrata para o efeito. Os espetáculos são apresentados numa estrutura teatral da região, fazendo parte da programação de atividades da mesma. Esta opção para a realização do Estágio permite a todos os alunos: 1- Uma experiência de trabalho num coletivo em estreita ligação com o meio profissional; 2- Manter o foco na área da interpretação mas possibilitando agora em contacto com diferentes domínios da atividade teatral tais como a produção, a divulgação, figurinos, cenografia e a direção de cena, entre outros; e, 3- Reforçar as competências e conceitos adquiridos ao longo do curso, testados em contexto profissional real e com a possibilidade da sua validação prática e reflexão crítica. Paralelamente ao estágio e ao projeto de intervenção são organizadas pelos alunos estagiários sessões de debate e/ou outras atividades paralelas relacionadas com o espetáculo. A vertente de formação em educação tem sido aceite pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) para a creditação dos licenciados como formadores.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Teatro e Educação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Estágio 20043197 21 2º S
Formação de Formadores 20043169 6 2º S
Oficina de Corpo e Voz II 20043202 3 2º S