Nutrição e Dietética

Conhecimentos de Base Recomendados

A UC visa proporcionar uma visão abrangente sobre o contributo da nutrição e dietética no ser humano. Fornecerá conhecimentos teóricos e práticos dos principais processos envolvidos na problemática da nutrição e dietética.
A UC será ministrada na sequência de outras UC que abordam a constituição química dos alimentos e também a sua origem e processamento (i.e. Introdução à Tecnologia Alimentar, Química Alimentar, Bioquímica alimentar e Processamento Geral de Alimentos). Deste modo, a integração de conteúdos de várias UC será efetiva e contribuirá para a aquisição de novos conhecimentos preconizados na UC de Nutrição e Dietética.

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter teórico e prático, sendo que as atividades práticas serão precedidas de uma sessão expositiva e de explicação/demonstração da tarefa que se pretende que o estudante execute.
Um estudante deverá cumprir 75% de presença nas aulas.
A avaliação contínua será baseada num teste escrito, classificado entre 0 e 20 valores, que contempla os conteúdos teóricos e práticos abordados na UC, correspondendo a 100% do valor da avaliação da UC.
Na avaliação em exame, terá lugar uma prova escrita, classificada entre 0 e 20 valores, correspondendo a 100% do valor da avaliação da UC.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) visa proporcionar uma visão abrangente dos principais aspetos associados à alimentação humana, nutrição e dietética. Sendo lecionada no último semestre do curso, a UC permitirá a integração de diversos conhecimentos, nomeadamente sobre a constituição química e processamento de alimentos. No final da UC, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:
1. Compreende a alimentação na sua complexidade e evolução constante.
2. Conhece e sabe utilizar as principais medições antropométricas.
3. Identifica e caracteriza os diferentes grupos de nutrientes.
4. Compreende a importância da educação alimentar.
5. Reconhece o valor da nutrição e dietoterapia nas diferentes fases da vida.
6. Identifica as diferenças entre alergia e intolerância alimentar e reconhece os principais distúrbios alimentares.
7. Conhece e aplica as regras envolvidas na rotulagem nutricional.
8. Compreende os benefícios fisiológicos resultantes do consumo de alimentos funcionais.

Programa

1. História e evolução da alimentação humana e fatores que determinam a escolha alimentar.
2.Conceitos básicos de anatomia e fisiologia humana.
3. Conceito de alimento, nutrição e de nutriente.
3.1. Funções dos nutrientes.
3.2. Classificação, fontes, função e metabolismo dos diversos grupos de nutrientes.
4. Caracterização das principais medições antropométricas.
5. Educação alimentar e análise de instrumentos utilizados.
6. Conceito de dietética e dietoterapia.
7. Alimentação e dietoterapia em diferentes fases e circunstâncias da vida.
8. Alergias e intolerâncias alimentares.
9. Principais distúrbios do comportamento alimentar.
10. Rotulagem nutricional: importância, aplicação e legislação.
11. Alimentos funcionais. Seu interesse do ponto de vista fisiológico e nutricional.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste teórico-prático - 100.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Thomas B., Manual de prática dietética. Ed. Instituto Piaget, 2004. ISBN: 972-771-735-7

Mahan L. K., Escott-Stump S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª Ed., Elsevier Ed. Lda, 2010. ISBN: 978-1-4160-3401-8

Cunha L. N. Anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Ed. Atheneu., 2008. ISBN: 978-85-7379-964-4

Farré C. e Vilar P. La enfermedad celíaca paso a paso. Ed. Edebé, 2007. ISBN: 978-84-236-8300-0

Pinto J. F., Nutracêuticos e alimentos funcionais. Lidel edições técnicas Lda., 2010. ISBN: 978-972-757-624-1

Matsudo S. M. M. e Matsudo V. K. R., Atividade física e obesidade, prevenção e tratamento. Ed. Atheneu, 2007. ISBN: 978-85-7379-947-7

Schiff W. J. Nutrition for healthy living. Ed. McGraw-Hill International. 2008. ISBN 978-0-07-128347-2

Fernandes A., Guia para uma Educação Alimentar. Ed. Livros Horizonte, 2007. ISBN: 978-972-24-1557-6