Empreendedorismo e Marketing em Nutrição

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prática com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate, bem como metodologia interrogativa, interativa e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a vídeos, programas informáticos, instrumentos profissionais, bem como desenvolvimento de projeto de empreendedorismo com tutoria. Contempla ainda, e sempre que se justifique o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de artigos/textos.
Avaliação periódica: 2 momentos de avaliação – 1 frequência escrita (60%) e 1 trabalho (40%). A classificação final da UC deverá ser igual ou superior a 10 valor e a classificação de cada uma das avaliações não pode ser inferior a 9 valores.
Alternativamente a avaliação poderá ser realizada por exame final escrito durante as épocas designadas para o efeito.

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos sobre os conceitos-chave de marketing e publicidade;
2. Adquirir conhecimentos mínimos de planeamento de estratégias de marketing;
3. Adquirir conhecimentos ao nível das tendências do consumo alimentar, bem como do comportamento do consumidor;
4. Reconhecer o marketing de produtos alimentares como um importante determinante das escolhas alimentares dos indivíduos;
5. Identificar e entender os diferentes modelos de regulamentação do marketing de produtos alimentares bem como dos diversos intervenientes do processo;
6. Adquirir capacidades para a aplicação de estratégias de marketing nas intervenções para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e da saúde;
7. Consciencializar para a importância das questões éticas no marketing alimentar e nutricional;
8. Promover a compreensão do processo empreendedor bem como fornecer técnicas e ferramentas de suporte à formulação, desenvolvimento, validação e implementação de projectos empreendedores, na área da nutrição

Programa

Marketing e publicidade: conceitos e modelos
Planeamento estratégico do marketing: estratégias de marketing e ferramentas de comunicação integrada de marketing
Tendências do consumo alimentar e comportamento do consumidor
Marketing de produtos alimentares e sua influência nas escolhas/comportamentos alimentares
As alegações nutricionais e de saúde no contexto do marketing alimentar e nutricional
Regulamentação do marketing alimentar e nutricional: contexto europeu e em Portugal
Marketing social na promoção de hábitos alimentares saudáveis
Marketing de serviços em saúde: branding e gestão de uma marca em saúde
Ética no marketing alimentar e nutricional
Empreendedorismo – técnicas e ferramentas de suporte à formulação, desenvolvimento, validação e implementação de projetos empreendedores, na área da nutrição.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Michael Moss; Salt Sugar Fat: How the Food Giants Hooked Us, 2012. ISBN: 1400069807
Armstrong G, Kotler P, Harker M, Brennan R. Marketing: an introduction. 1.ª ed. Harlow: Pearson Education, 2009.
Wansink B. Marketing nutrition: soy, functional foods, biotechnology and Obesity. 1.ª ed. Illionois: Library of Congress Cataloging, 2005.
Nestle M. Food industry and health: mostly promises, little action. Lancet 2006; 368:564-5.
Gordon R, McDermott L, Stead M, Angus K. The effectiveness of social marketing interventions for health improvement: What’s the evidence? Public Health 2006; 120:1133-1139.
Regulamento (CE) n.º 1924/2006
World Health Organization. A framework for implementing the set of recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children. 2012. ISBN 978 92 4 150324 2.
Sarkar S. Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora, Lisboa, 2007