Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e
Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho em grupo; 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho individual.
Resultados de Aprendizagem
a) Saber organizar um projecto de pesquisa de mercados.
b) Dominar as técnicas básicas de exploração, recolha e organização de informação.
c) Organizar a pesquisa empírica com base no domínio das principais técnicas amostrais.
d) Saber operacionalizar as principais técnicas de recolha de dados, quantitativas e qualitativas.
e) Organizar, analisar e interpretar os dados resultantes dessa recolha.
f) Preparar relatórios de pesquisa e apresentação oral dos seus principais resultados.
Programa
I – Introdução à Pesquisa de Mercado
1. Conduta do Investigador de Marketing
2. Especificidade da Investigação em Ciências Sociais
3. Fontes de dados
II – Processo de Pesquisa de Mercado
1. Definição do “Problema” em Marketing
2. Design da Pesquisa
3. Pesquisa de dados secundários
4. Métodos Qualitativos e Quantitativos
III – Conceito de Medida em Estudos de Mercado
1. Tipos de Variáveis
2. Escalas de Medida
IV – Amostragem e Trabalho de Campo
1. Investigação por Amostragem (Probabilísticas)
2. Investigação por Amostragem (Não-Probabilísticas)
3. Recolha de dados primários
4. Determinação da dimensão da amostraV – Análise de Dados Recorrendo ao SPSS
1. Criação de bases de dados
2. Tabelas de Frequências
3. Estatística descritiva
4. Testes estatísticos de diferenças
5. Análise de regressão e análise de correlação
6. Análise de variância
7. Análise de componentes principais
VI – Apresentação de Resultados
1. Construção do Relatório de Pesquisa
2. Apresentação de Resultados
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Hill, Manuela Magalhães; Hill, Andrew (2002) Investigação por Questionário, 2º Ed., Lisboa, Edições Sílabo; – Malhoutra, Naresh K (2006) Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada, 4ª edição, Bookman, Porto
Alegre;
– McDaniel, C.; Gates, R. (2003); Pesquisa de Marketing, Pioneira, Thomson;
– Pestana. Maria Helena; Gageiro, João Nunes (2005) Análise de dados para ciências sociais : a complementaridade do SPSS, 4ª Ed., Lisboa, Edições Sílabo;
– Anuários Nielsen;
– Anderson, James B. (1999) Como falar em público para grupos, Mem Martins, Edições CETOP;
– Burgess, Robert G. (1997) A Pesquisa de Terreno: uma introdução, Oeiras, Celta Editora;
– Dias, Maria Olívia (1999) Métodos e Técnicas de Estudo e Elaboração de Trabalhos Científicos, Coimbra, Livraria Minerva Editora;
– Foddy, William (1996) Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora;