Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Identificar as competências requeridas para liderar pessoas e grupos no setor do turismo;
b) Desenvolver comportamentos de liderança adequados ao setor do turismo;
c) Desenvolver capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização no setor do turismo;
d) Desenvolver competências específicas para a criação de equipas motivadas e autónomas no setor do turismo.
Programa
1. Os novos desafios da liderança para o século 21
2. Gestão da motivação no setor do turismo
3. Liderar no setor do turismo
Teorias contingenciais e abordagem situacional da liderança Liderança transacional e transformacional
Estilos de liderança Inteligência emocional
4. Gestão de equipas no setor do turismo Grupos de trabalho vs. equipas de trabalho Grupos autónomos de trabalho
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. , Cabral-Cardoso, C., Marques, C. A., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3.ª ed.). Sílabo.
Paauwe, J., Guest, D. E., & Wright, P. M. (2013). HRM & Performance: Achievements and Challenges. John Wiley & Sons.
Quinn, R. E., Bright, D. S., & Sturm, R. E. (2020). Becoming a Master Manager: A Competing Values Approach (7th ed.). John Wiley & Sons.