Liderança e Gestão de Equipas em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Identificar as competências requeridas para liderar pessoas e grupos no setor do turismo;

b) Desenvolver comportamentos de liderança adequados ao setor do turismo;

c) Desenvolver capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização no setor do turismo;

d) Desenvolver competências específicas para a criação de equipas motivadas e autónomas no setor do turismo.

Programa

1. Os novos desafios da liderança para o século 21

2. Gestão da motivação no setor do turismo

3. Liderar no setor do turismo

Teorias contingenciais e abordagem situacional da liderança Liderança transacional e transformacional

Estilos de liderança Inteligência emocional

4. Gestão de equipas no setor do turismo Grupos de trabalho vs. equipas de trabalho Grupos autónomos de trabalho

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua/periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. , Cabral-Cardoso, C., Marques, C. A., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3.ª ed.). Sílabo.

Paauwe, J., Guest, D. E., & Wright, P. M. (2013). HRM & Performance: Achievements and Challenges. John Wiley & Sons.

Quinn, R. E., Bright, D. S., & Sturm, R. E. (2020). Becoming a Master Manager: A Competing Values Approach (7th ed.). John Wiley & Sons.