Objetivos do Curso
Este mestrado pretende responder aos novos desafios do turismo e à necessidade de desenvolver estratégias inovadoras que assegurem a sustentabilidade dos destinos. Acresce a relevância de possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de desenvolvimento de competências para a melhoria do seu desempenho. Pretende-se assim:
– oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde conhecimentos em áreas fundamentais da gestão em turismo e inovação territorial obtidos ao nível da licenciatura, possibilitando a sua aplicação na resolução de problemas em contextos multidisciplinares;
– capacitar para a gestão e cooperação estratégica entre turismo, territórios, inovação e sustentabilidade;
– estimular o espírito empreendedor e promover a capacidade de inovação da oferta turística assente nos recursos dos territórios;
– estimular a investigação aplicada e o desenvolvimento profissional de alto nível em turismo, de modo auto-orientado ou autónomo.
Condições de Acesso e Ingresso
O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Os Mestres em Gestão em Turismo e Inovação Territorial terão como principais saídas profissionais o exercício de funções estratégicas, em organismos públicos ou privados, nas áreas de: planeamento e desenvolvimento sustentável de produtos e destinos turísticos; desenvolvimento de modelos de governança e redes colaborativas; criação, gestão e promoção de negócios em turismo; ensino e investigação aplicada à gestão turística e inovação territorial.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
No final do mestrado, o aluno deverá ser capaz de:
– intervir ativamente em projetos de estruturação e valorização da oferta turística local e regional;
– potenciar a cadeia de valor do turismo e dinamizar a atividade económica dos territórios turísticos, assente em redes colaborativas;
– adotar um pensamento estratégico que potencie a identificação e capacidade de análise de oportunidades de negócio turístico;
– identificar políticas de apoio à estruturação de uma oferta turística inovadora para territórios sustentáveis;
– empreender, gerir e promover negócios sustentáveis em turismo;
– dinamizar projetos de investigação aplicada que contribuam para a revitalização do tecido empresarial turístico.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Gestão em Turismo e Inovação Territorial dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Gestão de Negócios em Turismo
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Empreendedorismo e Criação de Negócios em Turismo | 31003311 | 6 | 1º S |
Inovação e Cocriação de Produtos Turísticos | 31003333 | 6 | 1º S |
Marketing Digital e E-Business em Turismo | 31003322 | 6 | 1º S |
Metodologias de Investigação em Turismo | 31003299 | 6 | 1º S |
Planeamento em Turismo e Territórios Sustentáveis | 31003300 | 6 | 1º S |
Gestão Comercial em Turismo | 31003389 | 6 | 2º S |
Gestão de Marcas em Turismo | 31003344 | 6 | 2º S |
Liderança e Gestão de Equipas em Turismo | 31003367 | 6 | 2º S |
Performance Financeira em Turismo | 31003378 | 6 | 2º S |
Responsabilidade Social Empresarial em Turismo | 31003356 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Dissertação/Projeto/Estágio | 31003421 | 54 | Anual |
Seminário de Acompanhamento a Dissertação/Projeto/Estágio | 31003395 | 6 | 1º S |