Performance Financeira em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se familiarizar os alunos com os sistemas de avaliação, gestão e controlo da performance estratégica das empresas, de modo que desenvolvam uma visão estratégica e integrada do negócio com vista à criação de valor. Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja apto a:

a) conhecer as métricas tradicionais de avaliação da performance e as métricas baseadas na criação de valor;

b) medir a criação de valor, global e por segmento, numa perspetiva multidimensional;

c) analisar de forma crítica a conceção de sistemas de incentivos orientados para a maximização de valor para o acionista;

d) aplicar a avaliação da performance financeira a organizações do setor do turismo.

Programa

1. Introdução à informação financeira para a gestão

2. Performance financeira global

2.1. Métricas tradicionais ou contabilísticas

2.2. Métricas baseadas no valor criado

3. Performance financeira por segmentos

3.1. Modelos de apuramento dos resultados

3.2. Estrutura organizacional em centros de responsabilidade

3.3. Critérios para a avaliação da performance dos centros de responsabilidade

3.4. Sistema de preços de transferência interna

4. Avaliação de desempenho, remuneração e incentivos

4.1. Sistemas integrados de avaliação da performance – Balanced Scorecard

4.2. Sistemas de Incentivos tradicionais

5. Aplicações a organizações do setor do turismo

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anthony, R. & Govindarajan, V. (2006). Management Control Systems (12th ed..). McGraw-Hill Education – Europe.

Jordan. H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O Controlo de Gestão – ao serviço da estratégia e dos gestores (11.ª ed.). Áreas Editora. Martins, A., Cruz, I., Augusto, M., Silva, P., & Gonçalves, P. (2016). Manual de Gestão Financeira Empresarial (2.ª ed.). Escolar Editora. Mota, A., Oliveira, L., Ferreira, M. A., Inácio, P. L., Nunes, J. P., & Barroso, C. D. (2020). Finanças da Empresa – Teoria e Prática (6ª ed.). Edições Silabo.

Neves, J. (2011). Avaliação e gestão da performance estratégica da empresa (2.ª ed.). Texto Editora. Neves, J. (2012). Análise e Relato Financeiro – Uma Visão Integrada de Gestão (5.ª ed.). Texto Editora.

Simons, R. (2013). Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy: Text & Cases. Pearson New International Edition.