Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa

Objetivos do Curso

O Mestrado em Ensino da LGP visa formar docentes de LGP de acordo com o dec. Lei 16/2018 de 7 de março, seguindo também o quadro normativo da formação de professores plasmado no dec. Lei 79/2014 de 14 de maio, mais concretamente o que é enunciado no artigo 15º.
A estrutura do ciclo de estudos pretende providenciar formação educacional e em didáticas específicas apostando numa forte componente de prática profissional para que os mestrandos contactem com o maior número de realidades de ensino possível.
O fomento de atividades de projeto de investigação aplicada, nomeadamente a criação de materiais bilingues, em articulação com a comunidade surda, a comunidade escolar, através dos serviços existentes na ESEC, com o CEMEIA e a ESECTV, é também um dos objetivos do ciclo de estudo para que os diplomados possam reunir competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da profissão docente.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre quem satisfaça o requisito mínimo de formação para ingresso: 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa e seja:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC.
3 — O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem apenas como efeito o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
4 – É condição geral de ingresso a Proficiência Linguística em Língua Gestual Portuguesa.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português / Língua Gestual Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

– Compreender a criança e o jovem do ponto de vista da psicologia da Educação e do Desenvolvimento em estrito diálogo com a realidade da comunidade surda estudantil
– Saber aplicar metodologias didáticas e pedagógicas adquiridas em contexto de ensino da LGP como Língua Primeira, Língua Segunda e Língua Estrangeira
– Conhecer a organização do ensino português e os currículos educativos, em particular os das Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS)
– Contactar com a realidade das EREBAS e outros contextos de ensino e aplicar as diversas componentes da formação (teórico-práticas e didáticas) para o ensino em contextos reais de trabalho

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa dá acesso a carreira docente, grupo de recrutamento 360, professor de Língua Gestual Portuguesa. Dá ainda acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso