Objetivos do Curso
Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde conhecimentos em áreas fundamentais da Gestão de Negócios obtidos ao nível da licenciatura, possibilitando a sua aplicação e desenvolvimentos em contextos originais, complexos e multidisciplinares;
Fomentar a investigação aplicada e o desenvolvimento de um alto nível profissional;
Dotar os alunos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo atualizados e avançados;
Estimular a reflexão e o espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções;
Fomentar a comunicação de conclusões, bem como dos conhecimentos e dos raciocínios a elas subjacentes, com clareza e sem ambiguidades a diferentes públicos;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo;
Possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de aprofundamento de competências, com vista à melhoria do seu desempenho.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar‐se ao mestrado: a)Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Gestão ou em áreas afins; b)Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de Gestão ou áreas afins; c)Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico‐Científico da ESTGOH, como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado nas áreas de Gestão, ou em áreas afins; d)Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico‐Científico da ESTGOH, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
O ciclo de estudos tem como área científica predominante a Gestão e Administração e como classificação da área principal, de acordo com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF), a 340 – Ciências Empresariais, assegurando, predominantemente, a aquisição, pelo estudante, de uma especialização de natureza profissional.
Formar quadros superiores de empresas e organismos estatais, Direção Administrativa e financeira, Direção comercial e de marketing, investigação, consultoria…
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em vista os objetivos gerais enunciados, a estrutura curricular e o plano de estudos do curso foram concebidos de modo a conferir ao Mestre em Gestão de Negócios os seguintes conhecimentos, aptidões e competências:
Possuir conhecimentos aprofundados em áreas específicas das Ciências Empresariais (Gestão, Marketing, Finanças, Contabilidade e Fiscalidade), que vão para além dos apreendidos na licenciatura;
Desenvolver investigação aplicada e elaborar projetos de natureza profissional em áreas específicas das Ciências Empresariais;
Ter capacidade de integrar conhecimentos;
Ter capacidade de trabalhar individualmente e em grupo;
Desenvolver o espirito crítico e a capacidade de reflexão;
Ter capacidade de tomar decisões, tendo por base múltiplas fontes de informação;
Ter capacidade de análise, planeamento, implementação de soluções e controlo dos resultados;
Ter capacidade para desenvolver soluções criativas e aplica-las a novos contextos.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O grau de mestre permite o acesso ao 3.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Doutor.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Avaliação de Investimentos | 30007371 | 5 | 1º S |
Contabilidade e Relato Financeiro | 30007360 | 5 | 1º S |
Direito dos Contratos | 30007393 | 5 | 1º S |
Economia da Empresa e da Concorrência | 30007382 | 5 | 1º S |
Gestão de Marcas | 30007354 | 5 | 1º S |
Redes e Inovação Empresarial | 30007346 | 5 | 1º S |
Análise de Dados Multivariada | 30007417 | 5 | 2º S |
Estratégia de Internacionalização | 30007406 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Negociação e Gestão de Conflitos | 30007428 | 5 | 2º S |
Liderança e Gestão de Equipas | 30007439 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Marketing Digital e E-Business | 30007445 | 5 | 2º S |
Marketing Research | 30007450 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Auditoria e Controlo Interno | 30007472 | 5 | 2º S |
Fiscalidade Empresarial | 30007461 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Corporate Governance | 30007483 | 5 | 2º S |
Gestão Financeira e Performance | 30007494 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Dissertação/ Projeto/ Estágio | 30007513 | 50 | Anual S |
Seminário | 30007502 | 10 | 1º S |